Publicidade

1 de dez. de 2010

Donos de mais de 123 mil veículos com imposto em atraso são notificados a pagar débito

Rio - Motoristas que deixaram de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2006, devem ficar atentos para não cair na Dívida Ativa Estadual. A Secretaria de Fazenda divulgou ontem no Diário Oficial a relação de todos os devedores. Com apenas este lote, o estado deve arrecadar mais de R$ 100 milhões. 

Para agilizar o pagamento, a secretaria já está enviando cartas de cobrança aos proprietários de mais de 123 mil veículos que estão com o débito em atraso. O pagamento deverá ser efetuado até 27 de dezembro. 

Responsável pela cobrança, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) diz que quem não regularizar a situação até esta data ficará sujeito à execução fiscal, que poderá resultar na penhora de qualquer bem material que a pessoa tenha, como carro ou imóveis.

O inadimplente poderá ter ainda o nome incluído no cadastro dos serviços de proteção ao  crédito que, entre as restrições, impede a aprovação em concursos públicos, a contração de empréstimos pessoais e a participação em concorrências públicas.

A Secretaria de Fazenda recomenda aos proprietários de veículos que, mesmo que não tenham recebido por algum motivo a correspondência, mas saibam do débito, procurem o órgão para resolver a pendência. Quem discordar do valor ou já tiver quitado a dívida poderá entrar com recurso até o último dia de pagamento em qualquer repartição fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda. Há 11 locais na capital e 24 no interior. O débito não quitado ou não impugnado no prazo fixado será acrescido da multa de 25% do valor do imposto atualizado e a cobrança passará a ser feita na Justiça.

Além do risco de ser inscrito na Dívida Ativa, motoristas flagrados com o IPVA atrasado têm o carro apreendido, ganha multa de R$ 191,54 e contabiliza 7 pontos na carteira de habilitação. A falta do licenciamento anual é considerada infração gravíssima. 

A Secretaria de Fazenda não informou quando serão liberados outros lotes de devedores, mas a previsão é continuar emitindo novas cartas de cobrança à medida que as dívidas forem completando cinco anos de atraso — prazo previsto para incluir o débito no cadastro da Dívida Ativa. 

Para verificar valores devidos, os contribuintes também podem consultar a Procuradoria da Dívida Ativa, na Rua Erasmo Braga, 118/2º andar, Centro. Informações pela Internet, no site www.pge.rj.gov.br/divida_ativa.asp. 

COMO PAGAR O IPVA
Para retirar a guia de pagamento, entre no site www.fazenda.rj.gov.br e clique em “Serviços” , depois em “Cidadão”, e então em “IPVA – Emissão da Guia de Pagamento (GRD)”. Digite o Renavam do veículo e o ano do imposto devido. Esses mesmos números podem ser registrados diretamente em caixas eletrônicos do Banco Itaú, onde a dívida é paga. 

RECURSO
Quem já tiver quitado a dívida e mesmo assim receber a cobrança pode pedir à Secretaria de Fazenda a impugnação do débito. No Rio, um dos locais de atendimento é na Rua Visconde de Rio Branco 22, Centro.


Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples