Em busca de mais espaço para bagagens, por questões de estilo (a moda de veículos com apelo visual fora de estrada) ou simplesmente por padronização da linha produtiva, as montadoras cada vez mais têm adotado o estepe fora do carro, seja sob o assoalho ou na tampa do porta-malas, o que pode facilitar a vida dos ladrões.
Alguns fabricantes justificam esta opção, afirmando simplificar a operação de troca com o porta-malas cheio (ou durante uma viagem muitas vezes anual). Se o pneu furar, não será preciso retirar a bagagem para ter acesso ao estepe, tornando menos incômoda toda esse trabalho.
Mas, os contras são muitos. Além da maior facilidade de ser roubado, principalmente no caso dos que ficam sob o carro, há o acesso difícil, o contato direto com a água, terra, lama, calor do sistema de escapamento e, em alguns modelos, é necessária uma verdadeira operação de guerra para soltar o parafuso, abaixar a bandeja e liberar o cabo de aço. Isto sem falar na dificuldade para calibrá-lo a cada 15 dias, como recomendam os especialistas e os manuais dos veículos.
DICAS PARA NÃO FICAR SEM O ESTEPE
Se possível, evite estacionar na rua. E se for inevitável, não pare em lugares pouco movimentados ou escuros.
Adote porcas antifurto.
Procure alarmes com sensores também para abertura do porta-malas.
Caso seja furtado, denuncie. vale a pena perder um tempinho, pois isto facilita o trabalho da polícia no mapeamento das regiões onde há maior incidência deste tipo de delito.
AJOELHE-SE
Citroën Xsara, Xsara Break, Xsara Picasso
Fiat Palio Weekend
Ford Ka, Fiesta, Courier,
GM Zafira, S10, Montana
Peugeot 206, 206 SW, 207, Hoggar
Renault Sandero
Saveiro (nova)
Fonte: O Dia
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