A também alemã Porsche está presente no Salão do Automóvel de São Paulo com uma versão híbrida do Cayenne. Previsto para ser lançado no Brasil em 2011, o Cayenne Hybrid tem motor V6 3.0 litros de 333 cv de potência e e um propulsor elétrico de 52 cv. De acordo com a Porsche, o utilitário esportivo faz 11,1 km/l e o motor elétrico pode 'empurrar' a versão até 138 km/h sem ser necessária a unidade a combustão.
E para testar a reação do público brasileiro, a Toyota está com o Prius Plug-In, conceito que se destaca pelo fato das baterias de íon de lítio poderem ser recarregadas na tomada. O modelo tem motor a gasolina 1.8 litro com 98 cv de potência. Já o elétrico entrega 60 kW — ou 80 cv. Segundo a Toyota, o consumo da versão plug-in é de 57 km/l e autonomia de 21 Km com o motor elétrico.
Eletricidade é uma opção
Nem só de veículos híbridos vive o Salão do Automóvel de São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, dois elétricos que já estão sendo produzido participam da mostra automotiva brasileira. É o caso dos japoneses Mitsubishi i-MiEV e do Nissan Leaf.
O i-MiEV utiliza materiais leves na sua construção, como alumínio e fibra de carbono, e é equipado com um motor elétrico alimentado por baterias de íons de lítio. De acordo com a Mitsubishi, o propulsor do compacto é capaz de render 47 kw, o que dá o equivalente a 64 cv de potência. Segundo a marca japonesa, a velocidade máxima de 130 km/h e a autonomia é de 160 km.
Já o Nissan Leaf sai de fábrica equipado com baterias de íons de lítio, que rendem 90 kW — ou o equivalente a 122 cv de potência máxima. Segundo a marca, o Leaf pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de 160 km com carga total — a recarga leva oito horas. Em estações de recarga rápida, as baterias do Leaf podem ser recarregadas em até 80% de sua capacidade. Neste caso, demora trinta minutos.
Fonte: O Dia
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