Crédito da foto: Fernanda Freixosa |
"Sem hora definida para o procedimento, as equipes devem aproveitar a mudança de pilotos para efetuar a troca", diz Ivo Sznelwar, Diretor Técnico do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. "Tanto a pista carioca quanto a de Campo Grande, por terem um asfalto que desgasta em excesso os pneus obriga, por questões até de segurança, esta mudança no regulamento", explica Ivo.
Dividindo a pilotagem em uma Mercedes-Benz SLS AMG, Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio treinaram no Rio após a corrida de São Paulo e acreditam que esta medida, embora acertada, acabe tirando uma vantagem do seu carro. "No nosso caso específico não há uma vantagem e sim uma perda. A SLS não sofre tanto com os pneus e por isso nosso desempenho sempre melhora no final da corrida", diz Sérgio.
"Com as trocas esta vantagem some, mas para segurança é a melhor coisa pois um pneu estourado pode causar acidentes", encerra o piloto. Com uma Ferrari F458, Cláudio Ricci e Rafael Derani, também aproveitaram para avaliar o desempenho do carro em Jacarepaguá após a etapa paulista. "Nós temos referências do ano passado, existem ajustes mais conservadores, onde os pneus aguentariam, mas pensando em segurança a troca é necessária", diz Ricci.
"Nos treinos que fizemos pudemos testar algumas opções para ter uma base melhor e decidir o que se adequa mais à Ferrari, será uma prova importante e esperamos conquistar um bom resultado", completa o campeão de 2009 da GT3. A fornecedora de pneus para o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, Pirelli, também precisa trabalhar nesta nova demanda. "Os números aumentarão entre 10 e 15 por cento no volume", comenta Orlando Sgarbi.
"Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, durante a primeira etapa do ano, fizemos 1200 trocas de pneus e agora acredito que com o procedimento durante as corridas o número deve aumentar bastante", completa Sgarbi, da Corsa, empresa que faz a logística e montagem dos pneus para a Pirelli na categoria dos carros dos sonhos. Para encerrar, Ivo Sznelwar explica uma mudança importante sobre o procedimento que será usado.
"Nas categorias GT3 e GT Premium, como os carros possuem cubo rápido, não mudará nada no procedimento de troca de pilotos, por exemplo. Mas, na GT4, enquanto nem todos possuem o sistema que permite a troca do pneu de forma mais veloz a parada para os competidores deverá respeitar um tempo mínimo de três minutos, assim garantimos igualdade de condições para todos os competidores", encerra Ivo.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo terá transmissão ao vivo pela RedeTV, SporTV e o PortalGT.com.br.
INGRESSOS
As entradas para os apaixonados pelos carros dos sonhos já podem ser adquiridas através do site ObaOba Ingressos, no endereço http://loja.obaobaingressos.com.br. Na bilheteria do Autódromo de Jacarepaguá, durante o fim de semana, também será possível adquirir as entradas para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Mas, se não for suficiente, confira a lista de pontos de venda e escolha o mais perto de você.
Pontos de Venda (a partir de 09/07/2012)
Casa do Taxista
Av. Brasil 1727 - São Cristovão
Rio de Janeiro
TEL 021 3860-4404
Della Via
Av. Brasil 19301 - Irajá
Rio de Janeiro
TEL 021 2123-6777
Loja Momix
Rua do catete 228 loja 114 - Catete
Rio de Janeiro
Tel 021 2205-1533
Pneuscar
Rua Siqueira Campos 215 - Loja A e B - Copacabana
Rio de Janeiro
TEL 021 2547-1426
Roma 70
Estrada do Tintiba 1525 - Pechincha
Rio de Janeiro
TEL 021 2123-7101
WIDMEN (Tijuca)
Rua Uruguai 260 - Tijuca
RIO DE JANEIRO
TEL 021 3294-7800
WIDMEN (Recreio dos Bandeirantes)
Av. das Américas 14999 - Recreio dos Bandeirantes
RIO DE JANEIRO
TEL 021 3434-9600
WIDMEN (Niterói)
Rua Doutor Celestino 194
Niterói
TEL 021 2546-3800
Informações Complementares:
Local: Autódromo de Jacarepaguá
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, S/N
Horário: Domingo (a partir das 9h)
Entrada de menores no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo - temporada 2012:
* Menores de 5 anos não podem entrar no evento;
* Crianças de 5 a 12 anos, não pagam para entrar nas arquibancadas;
* Crianças de 5 a 12, acompanhados pelo responsável que tenha credencial de visitação, podem fazer a visitação sem credencial;
* para acessar a VIP todos precisam portar credencial e pulserinha;
* presença nos boxes como convidado ou parte de equipe: acima de 16 anos.
Texto: Cadu Tupy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.