Publicidade

23 de ago. de 2008

Avenida Brasil terá seletiva 100% vigiada

RIO - Até o fim do ano, a Avenida Brasil estará 100% vigiada por uma nova forma de monitoramento. Ao longo dos 58 quilômetros, serão instalados LAPs, aparelhos que fazem a leitura automática das placas dos veículos. O sistema terá dois objetivos: fornecer informações para a gestão do tráfego e multar os automóveis que invadem a faixa seletiva dos ônibus. Pelo contrato firmado com a CET-Rio para a instalação dos equipamentos, o Consórcio Rio Seguro está arcando com todos os custos, na expectativa de faturar com a aplicação das multas.

- O sistema tem custo zero para o município. Para o consórcio que venceu a licitação (no primeiro semestre deste ano) é um contrato de risco. Ele será remunerado pelas multas pagas. Se não tiver invasão da seletiva por carros não autorizados, não haverá multas nem arrecadação - disse o subsecretário municipal de Transportes, Dalny Sucasas, que calcula em mais de R$ 20 mil o investimento da empresa com todo o sistema, que inclui ainda painéis de comunicação e câmeras.

Vai e vem na seletiva

Hoje, a seletiva é monitorada do Caju ao Trevo das Margaridas por 16 radares. Quando todos os pontos de LAPs forem instalados, a faixa exclusiva será estendida até Deodoro e o monitoramento acontecerá em praticamente toda sua extensão. Isso porque cada equipamento tem alcance de dois quilômetros. Ano que vem, com os LAPs já aferidos, os antigos pardais serão desativados.

- O que acontece hoje é que o carro invade a seletiva e, como o motorista sabe onde ficam os radares, perto deles volta para sua pista. No vai e vem, acaba causando acidentes. Como o alcance dos LAPs é maior, as placas dos veículos infratores serão fotografadas de longe. Não restará praticamente nenhum ponto cego ao longo da seletiva - afirmou Sucasas, explicando que o sistema cruzará as placas com o banco de dados do Detran, identificando se são veículos aptos a usar a pista.

Segundo ele, os 16 radares flagram, por mês, cerca de dez mil veículos não autorizados transitando pela faixa dos ônibus. Essas infrações rendem ao município, segundo Sucasas, cerca de R$ 400 mil em multas efetivamente pagas. Embora torça para que o novo sistema faça com que os motoristas se conscientizem e parem de invadir a seletiva, o subsecretário acredita que a aplicação de multas na Avenida Brasil vai aumentar:

- Tomara que não, que os motoristas, sabendo da maior abrangência da fiscalização, parem de invadir a faixa seletiva. Com este sistema, vamos privilegiar e garantir a fluência do transporte coletivo com um corredor exclusivo, pois essa é, hoje, a melhor solução para o trânsito do Rio.

Dos 61 pontos de LAPs, 41 são na Avenida Brasil

Ao todo, o chamado Sistema Inteligente de Transporte terá 61 pontos de LAPs, 41 deles só na Avenida Brasil, onde as instalações já estão sendo feitas. Eles funcionarão conectados a 13 painéis - quatro deles naquela via e os demais espalhados pela cidade - para levar informações sobre o tráfego aos motoristas que, assim, poderão decidir os melhores trajetos a seguir.

Na Brasil, dos 41 pontos de LAP, oito cobrirão não só a seletiva, mas todas as faixas de rolamento. Cinco deles ficarão distribuídos entre o Caju e o Trevo das Margaridas, trecho de maior movimento, por onde circulam 400 mil veículos por dia. Os outros serão instalados até Santa Cruz. Os demais 33 pontos serão apenas na faixa exclusiva.


Fonte: O Globo

9 comentários:

  1. Gostaria de saber se posso transitar pela faixa seletiva na avenida brasil aos domingos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline,

    Somente Taxis e Onibus podem circular livremente pela faixa seletiva em todos os dias da semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa tarde,

    Durante o período compreendido entre Dezembro/2008 à Julho/2009 trafeguei na Avenida Brasil (RJ) após as 22:00 h. ultrapassando o limite de veloidade estabelecido naquela via. Passei a trafegar ultrapassando o limite, tendo em vista a divulgação pela imprensa local sobre o desligamento dos pardais e radares após as 22:00 h. Ocorre que nesta semana fui surpreendida com o recebimento de 3 multas por excesso de velocidade naquela via. Não consegui obter nenhuma informação sobre a suspensão de tal medida. Gostaria de saber se há legalidade para a aplicação das multas.

    ResponderExcluir
  4. Carro oficial pode trafegar pela seletiva? (chapa branca,preta)

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo,

    Imagino que sim,mas para ter certeza é melhor verificar no site da Prefeitura do Rio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Katia,

    O desligamento dos pardais ocorreram apenas em alguns locais divulgados pela imprensa. Na faixa seletiva, não pode transitar carros particulares em nenhum horário.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber se os ônibus que também ficam entrando e saindo da seletiva quando esta está com o transito mais lento também serão multados, pois passo pela avenida brasil todos os dias e quase fui atingido por um ônibus que estava fazendo esse vai e vem.

    ResponderExcluir
  8. Vc poderá fazer uma reclamação para agência reguladora informando o n° do Ônibus, local e horário do ocorrido. Fora isso, não temos muito o q fazer...

    ResponderExcluir
  9. Ola boa tarde gostaria de saber como esta a brasil senrido centro Aniele Speed

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples