Publicidade

6 de jan. de 2010

[Blog] DOCUMENTOS DOS VEÍCULOS QUE POLUEM O AR TRARÃO ADVERTÊNCIA NA VISTORIA DE 2010

A partir de 4 de janeiro, todos os veículos submetidos à vistoria para obtenção do Licenciamento Anual no Estado do Rio de Janeiro passarão pela inspeção de emissão de gases poluentes, dando inicio ao projeto AR LIMPO 2016. No documento dos veículos (CRLV de 2010) cujas emissões estejam fora dos parâmetros da legislação ambiental constará uma advertência sobre o fato.

A opção pela implantação gradativa do processo de despoluição do ar baseou-se nos resultados obtidos na estratégia implementada pelo DETRAN no último trimestre deste ano, visando a conhecer na prática a situação de toda frota circulante por meio de vistorias educativas e gratuitas. Foi quando ficou constatado que mais de 40% dos veículos aferidos seriam reprovados.

Diante dessa realidade, fica evidente que, antes de reprovar a frota atualmente inadequada, faz-se necessário uma advertência clara e contundente, para então punir no futuro próximo, o que já deverá ocorrer em 2011. Assim, como antecipação da medida mais rigorosa, constará, no documento oficial dos veículos que, em 2010, estiverem em desacordo com o limite de emissão ao de gases, informação sobre tal inadequação.

Vale salientar que o Estado do Rio está iniciando processo de vanguarda em busca da melhoria ambiental. Por isso, durante o decorrer do próximo ano, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) desenvolverão campanhas educativas para reforçar a importância de que carros bem regulados poluem menos o meio ambiente e também para lembrar à população que o Rio  têm um compromisso a ser construído nos próximos seis anos: AR LIMPO EM 2016.

É bom lembrar que a inspeção da emissão de gases na frota-alvo, ou seja, ônibus, táxis, caminhões e vans, continuará sendo reprobatória em 2010.


Fonte: Detran RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples