Com 15 anos de funcionamento, o Disque-denúncia - serviço criado pela sociedade civil com apoio da Secretaria de Segurança - já tem 131 mil horas de voo, de atendimento ininterrupto. O total de denúncias já ultrapassa a marca de 1 milhão 452 mil telefonemas, nos quais as pessoas tiveram garantido o anonimato para fazer queixas dos mais diversos tipos de crimes. Os telefonemas para (21) 2553-1177 com informações para o serviço normalmente resultam em prisões, apreensão de armas e na elucidação de crimes que cada vez mais ameaçam a segurança pública (saiba aqui os casos de sucesso mais conhecidos). Utilidade pública é isso aí.
Agora o Disque-denúncia começa a difundir um novo serviço pelo Twitter, o microblog, através do qual informa a localização de carros roubados. As mensagens, conhecidas como tweets, estão sendo replicadas pelos seguidores do @DDAlerta (o perfil do Disque-denúncia destinado a dar informações urgentes, no Twitter. Para melhor realizar o serviço, o Disque-denúncia já entrou em contato com a Federação das Seguradoras, que mantém o Pátio Legal, um local para onde são levados os carros furtados e roubados recuperados, independentemente de serem ou não segurados.
- Os seguidores do DDAlerta estão adorando o serviço, no qual damos a placa, o endereço onde o carro foi achado e ao final perguntamos "É seu?" - explica Zeca Borges, o coordenador do Disque-denúncia, cujo perfil no Twitter é http://twitter.com/disque_denuncia.
Borges observa que qualquer pessoa pode informar ao DDAlerta a localização de carros abandonados, mas é pelo telefone 2253-1177 que o Disque-denúncia continua recebendo denúncias, preservando o anonimato da fonte. Para participar do Twitter basta criar seu perfil gratuitamente no microblog. Assim você estará apto a interagir mais rapidamente com o blogueiro, já que o Twitter é uma rede social facilmente administrada por telefone celular e com grande mobilidade para os participantes.
Veja aqui um modelo de mensagem com o alerta para a localização de um carro roubado. O novo serviço do Disque-denúncia é essencial inclusive para quem teve o carro roubado mas estava com o seguro atrasado.
Já que estamos falando em Disque-denúncia e redes sociais, aproveite para ver o belo site do serviço com as fotos, nomes e recompensas para os bandidos mais procurados do Rio. Pelo formspring, você pode conhecer melhor o Disque-denúncia e enviar sua pergunta aos responsáveis pelo serviço que é hoje um dos maiores canais de inteligência policial em parceria com a sociedade e vice-versa.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.