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3 de set. de 2010

Risco de incêndio gera recall de carros Agile da GM modelos 2010/2011

PROTESTE orienta agendar o reparo o quanto antes devido ao risco à segurança. Mas GM só iniciará troca da mangueira em 13 de setembro.

A PROTESTE Associação de Consumidores entende que o reparo do defeito do carro Agile, da General Motors, modelos 2010 e 2011, deveria ser de imediato, diante do risco de  provocar o vazamento de combustível e incêndio com risco à saúde e segurança. Por isso, aconselha os proprietários a ligar o quanto antes para o telefone 0800-702-4200 e agendar o reparo.

A substituição da mangueira de alimentação de combustível dos veículos começará no dia 13 de setembro. O recall envolve modelos 2010 com chassis de números entre AR1000003 e AR191692 e modelos 2011, chassis número BR100008 a BR143441. A empresa informou que ainda está abastecendo a rede de revendas com a nova mangueira.O recall envolve 59.714 unidades do Agile, toda a produção vendida desde que foi lançado há um ano.

Com essa convocação, a primeira feita pela GM este ano, sobe para mais de 1,1 milhão o total de veículos envolvidos em recall no País. Em todo o ano de 2009, foram 723,8 mil unidades. Estão em andamento 35 campanhas de recall de veículos, incluindo 5 de motocicletas, envolvendo 187,3 mil modelos de diferentes marcas

O recorde de convocações até agora foi registrado em 2000, com 1,71 milhão de unidades que tiveram de voltar às lojas para correção de defeito de fábrica. Naquele ano, só a GM convocou mais de 1 milhão de modelos Corsa por causa de problemas no cinto de segurança.

Porta voz da GM informou que não houve nenhuma notificação de acidente envolvendo consumidores. Segundo a empresa, o problema já foi corrigido e as unidades produzidas mais recentemente já saíram da fábrica sem o defeito.

O número de recalls vem crescendo em todos os países. Só nos Estados Unidos, uma única montadora, a japonesa Toyota, já convocou quase 9 milhões de veículos nos últimos meses, a maioria de modelos Corolla que apresentaram problemas no sistema de freio. No Brasil, o recalll do modelo envolveu 107 mil automóveis

Para tornar mais eficientes as convocações dos proprietários de carros cujos defeitos comprometem a segurança o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pretende implantar em setembro, um sistema integrado entre montadoras, Correios, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Ministério da Justiça. Assim o dono de veículo que tenha saído com defeito terá mais facilidade em atender chamado para reparo.

No site dos Detrans, o comprador poderá checar pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) se o carro compareceu ao recall. Constará também no extrato de multas e IPVA pendentes ("Nada consta").

Grande parte dos consumidores não recebem por mala direta o comunicado do recall nos casos em que os carros foram vendidos e os endereços dos novos proprietários não foram atualizados junto às montadoras. E os anúncios em jornais e TVs nem sempre atingem a todos os interessados.

Fonte: Proteste

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