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6 de nov. de 2010

Aproveite os últimos dias do Salão do Anhembi para conhecer modelos não poluentes

Rio - Os carros com tecnologia híbrida ou elétrica ainda engatinham no Brasil — atualmente, o único híbrido a ser vendido por aqui é o Mercedes-Benz S400. Porém, esta edição do Salão do Automóvel de São Paulo revela algumas surpresas, com a presença de modelos ecologicamente corretos prontos para ganhar as ruas brasileiras.

É o caso do Ford Fusion Hybrid, que começa ser vendido no Brasil ainda em novembro. Ao preço de R$ 133,9 mil — a versão quatro cilindros convencional sai a partir de R$ 83 mil e a V6 a iniciais R$ 101 mil —, o sedã 'verde' conta com um motor a combustão quatro cilindros de 2.5 litros e 158 cv de potencia máxima, que trabalha em parceria com um elétrico capaz de gerar 35 cv de potência. 

O Fusion Hybrid é equipado com câmbio CVT e, de acordo com a Ford, o motor elétrico trabalha sozinho até os 75 km/h. Acima desta velocidade, entra em ação o propulsor convencional. Ainda segundo a Ford, o híbrido faz 17,4 km/l na cidade, enquanto que na estrada, onde só o motor a combustão trabalha, faz 15,3 km/l. 

Outro híbrido a ganhar as ruas brasileiras é o Volkswagen Touareg Hybrid, que será vendido por aqui em 2011. O utilitário esportivo da marca alemã tem motor V6 3.0 l TFSI que produz 333 cv de potência e uma unidade elétrica com 38 kw — ou 55 cv de potência máxima.

A também alemã Porsche está presente no Salão do Automóvel de São Paulo com uma versão híbrida do Cayenne. Previsto para ser lançado no Brasil em 2011, o Cayenne Hybrid tem motor V6 3.0 litros de 333 cv de potência e e um propulsor elétrico de 52 cv. De acordo com a Porsche, o utilitário esportivo faz 11,1 km/l e o motor elétrico pode 'empurrar' a versão até 138 km/h sem ser necessária a unidade a combustão. 

E para testar a reação do público brasileiro, a Toyota está com o Prius Plug-In, conceito que se destaca pelo fato das baterias de íon de lítio poderem ser recarregadas na tomada. O modelo tem motor a gasolina 1.8 litro com 98 cv de potência. Já o elétrico entrega 60 kW — ou 80 cv. Segundo a Toyota, o consumo da versão plug-in é de 57 km/l e autonomia de 21 Km com o motor elétrico.
Eletricidade é uma opção
Nem só de veículos híbridos vive o Salão do Automóvel de São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, dois elétricos que já estão sendo produzido participam da mostra automotiva brasileira. É o caso dos japoneses Mitsubishi i-MiEV e do Nissan Leaf.
O i-MiEV utiliza materiais leves na sua construção, como alumínio e fibra de carbono, e é equipado com um motor elétrico alimentado por baterias de íons de lítio. De acordo com a Mitsubishi, o propulsor do compacto é capaz de render 47 kw, o que dá o equivalente a 64 cv de potência. Segundo a marca japonesa, a velocidade máxima de 130 km/h e a autonomia é de 160 km.
Já o Nissan Leaf sai de fábrica equipado com baterias de íons de lítio, que rendem 90 kW — ou o equivalente a 122 cv de potência máxima. Segundo a marca, o Leaf pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de 160 km com carga total — a recarga leva oito horas. Em estações de recarga rápida, as baterias do Leaf podem ser recarregadas em até 80% de sua capacidade. Neste caso, demora trinta minutos.
Fonte: O Dia

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