Publicidade

11 de mai. de 2011

Qual preço mais vantajoso: o da gasolina ou o do álcool? Saiba fazer o cálculo

Que o preço do combustível nas bombas dos postos está pesando mais no bolso dos motoristas no últimos meses no país, ninguém tem dúvida. Primeiro foi a disparada do preço do álcool e, mas recentemente, o da gasolina. O próprio levantamento do IBGE apontou que os combustíveis foram o vilão da inflação em abril, cor respondendo a 40% da taxa do IPCA no mês passado (0,77%). Enquanto isso, as autoridades tentam tranquilizar a população, afirmando que preço do etanol começará a cair a partir desta semana e que o aumento do preço da gasolina - impulsionado por causa das instabilidades no mercado internacional - não chegará às bombas.

De certo, o que preocupa os motoristas que têm carro flex é saber qual o combustível mais vantajoso para o bolso em momento de instabilidade de preço. Para ser mais vantajoso, o álcool precisa custar, no máximo, 70% do valor cobrado pela gasolina. Além disso, vale ressaltar que especialistas destacam que, apesar de ser mais barato, o álcool tem rendimento inferior ao da gasolina.

O cálculo

Basta multiplicar o valor da gasolina por 0,7 e se o resultado obtido na conta for inferior ao cobrado pelo álcool, a gasolina é mais vantajosa.

Exemplo (gasolina a R$ 3,00 e álcool a R$ 2,80): 3,00 x 0,7 = 2,1.

Fonte: Extra
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples