Publicidade

21 de mai. de 2009

[ODia] Detran dobra blitzes de IPVA

Órgão passa a fazer quatro operações de fiscalização por dia e já conta com câmeras para monitorar as ações

POR FRANCISCO EDSON ALVES, RIO DE JANEIRO

Rio - O Detran, que começou a monitorar com câmeras, ontem, as blitzes para verificar o pagamento de IPVA, como noticiou o ‘Informe do DIA’, também dobrou o número de operações: serão quatro ações diárias, em vez de duas, em diferentes pontos do estado. Haverá duas operações pela manhã e outras duas à tarde, em locais que não serão divulgados com antecedência. As filmadoras transmitem imagens on-line, via celular, para as salas da presidência e da corregedoria do órgão. A iniciativa é resultado de parceria entre a Oi e a Veotex, empresa que desenvolveu o sistema, que ficará em teste por pelo menos um mês.


Câmera monitora ação de fiscais do Detran-RJ na Barra da Tijuca: imagens para coibir má conduta de técnicos e de motoristas flagrados

De acordo com o presidente do Detran, Fernando Avelino, o objetivo é dar “mais transparência nas operações” e garantir a segurança de motoristas e agentes. Se o sistema der resultado, o Detran vai adotá-lo definitivamente. No Rio, cerca de 60 carros — 25% deles de luxo — são rebocados, em média, por dia, por inadimplência com o IPVA. As imagens podem ficar gravadas por até 30 dias. “Além de acompanhar a conduta dos fiscais, podemos verificar as condições do trânsito no local da ação”, afirmou Avelino.

Na manhã de ontem, em menos de duas horas, na Avenida das Américas, na Barra, 13 carros com o licenciamento vencido foram rebocados e levados para um depósito em Curicica, em Jacarepaguá, onde outra blitz também acontecia.

“Isso impede que possíveis maus servidores possam fazer algo errado. E também evita que maus motoristas inventem calúnias sobre os fiscais”, comentou a atriz Lívia Rossy, 27, que teve seu Fox rebocado por causa de dívida de R$ 1,3 mil de IPVA e cinco multas por infrações. Ontem, através das imagens, o corregedor do Detran, David Anthony, advertiu dois funcionários que estavam sem uniforme, corrigiu a posição de cones e flagrou um reboque chegando com uma hora de atraso ao local da blitz.

De janeiro até sexta-feira, mais de 3,9 mil veículos foram apreendidos. O aperto refletiu no aumento da arrecadação do imposto. Só de janeiro a abril, em comparação com o mesmo período de 2008, foram arrecadados R$ 240 milhões a mais.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples