Rio - O número de acidentes de trânsito no Rio de Janeiro caiu 23,6% após o início da Operação Lei Seca, lançada em março pelo Governo do Estado. De acordo com o Grupamento de Socorro de Emergência - GSE, da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, ocorreram 1.423 acidentes de 1 a 30 de abril 2009. No mesmo período, no ano passado, foram registrados 1.862 acidentes.
Ainda de acordo com o GSE, houve também uma redução média da frequência de hálito etílico nesse mesmo período, de 14% nas colisões e quedas de motos e de 10% nos atropelamentos.
Lançado no dia 19 de março com a finalidade de reduzir os acidentes, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. Em 2008, 2.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 30 mil feridas ficaram feridas no Rio.
Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem sobre o perigo da mistura direção e álcool em bares, boates e restaurantes.
Participam ainda da operação o Detran, a CET-Rio, a Uerj, a UFRJ, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a ONG Trânsito Amigo e o Sindicato dos Taxistas do Município do Rio de Janeiro, que tem distribuído para os seus filiados adesivos com a frase “Operação Lei Seca – Vá de táxi”.
As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.
No mundo inteiro, a violência no trânsito é tratada como uma questão de saúde pública por ferir, mutilar e matar muito mais do que guerras, prejudicar relações sociais e contribuir para a perda da qualidade de vida e econômica do cidadão.
Fonte: O Dia
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