Publicidade

21 de out. de 2009

[Blog] Segurança: gasto ou investimento?

Dentro do conceito de segurança pessoal, quando desejamos quantificar o retorno de um determinado investimento em favor deste significativo – preservação da integridade física – seu valor é inestimável, pois trata-se de vidas humanas.

A realidade nos mostra que, infelizmente, a remuneração de profissionais - como atletas, celebridades e de altos executivos, além de empresários, muitas vezes é tornada pública. O simples fato de se andar com um carro importado já evidencia uma renda elevada e, como é de domínio público, constantemente nos deparamos nos meios de comunicação com pesquisas que evidenciam o Brasil como um País com uma significativa diferença social, ainda mais perceptível nos grandes centros, fato que instiga o aumento da violência em todo o País e a população sente-se ainda mais vulnerável ao sair nas ruas e com a imagem do sistema de segurança pública fragilizada.

Por este motivo, produtos e empresas que oferecem segurança como investimentos pessoal e corporativo estão aumentando a sua participação no mercado. Dentro destes investimentos para aumentar a segurança das pessoas no Brasil está à blindagem de automóveis, pois, em nenhum lugar do mundo foi criado um “ambiente” tão propício para o crescimento deste mercado, correlacionado pelo domínio da alta tecnologia que faz do Brasil o melhor do mundo nesta modalidade de serviço, às opções de créditos para obtenção deste investimento e à condição sócio-econômica propriamente dita.

Esta opção de investimento teve um rápido crescimento a partir de 2000, mas sobretudo por essa consequência, muitas empresas não estão regularizadas junto ao Ministério da Defesa e não seguem programas de qualidade e tão pouco recolhem impostos ou cumprem com suas obrigações trabalhistas. Por conta disso, o consumidor deve ficar atento quanto à idoneidade do prestador do serviço, para não ter o retorno esperado do seu investimento ao adquirir produtos de baixa qualidade e fabricação deficiente, que podem seguir um critério de instalação duvidoso. A aquisição da blindagem não deve ser feita apenas considerando o preço ou o impulso de um momento. É essencial como em qualquer modalidade de investimento que o investidor conheça a empresa blindadora e acompanhe o processo da blindagem de seu carro.

A aquisição de um carro é um dos momentos de maior ansiedade para quase todas as pessoas e muito mais quando a opção é a de se adquirir um carro blindado. É exatamente este sentimento que leva as pessoas a cometer equívocos no momento de investir em sua segurança. Como todo investimento, a blindagem veicular deve ser uma decisão planejada, pois não só envolve uma quantia relevante de capital, como também estamos falando de algo com o qual terá que compartilhar boa parte do seu tempo.

Portanto devemos refletir que não é simplesmente uma pura decisão financeira que envolve patrimônio, pois, envolve principalmente vidas e, como tal, devem-se levar em conta todos os custos e riscos envolvidos no momento da escolha da empresa de blindagem de veículos e a ABRABLIN é uma excelente referência assim como a ANBID o é para o mercado de capitais.


Fabio Rovêdo de Mello
Administrador de Empresas / Pós Graduado em Administração e Finanças pela Universidade Paulista. Atualmente atua na ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BLINDAGEM como Presidente da Câmara de Blindadores.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples