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19 de set. de 2010

Conheça os principais problemas dos automóveis que são pouco usados ou ficam muito tempo parados


Rio - Ao  contrário do que muitos pensam, carro parado é sinônimo de prejuízo. A lista de problemas é mais extensa do que a de pedidos que você recebe dos parentes quando vai viajara para o exterior.
Bateria, mangueiras, fiações, pneus, freios e os fluidos como, por exemplo, a água do radiador, os óleos do motor, do freio e da direção hidráulica e, até mesmo o combustível, podem colocá-lo em uma verdadeira fria.

Por isso, Automania reuniu dicas de especialistas para que você tome algumas precauções importantes para evitar problemas nos componentes de seu automóvel.

A primeira dica, se você for deixar o carro parado por mais de um mês (período a partir do qual os principais problemas começam a aparecer) é desligar os cabos da bateria, evitando, assim, a perda da carga. A fiação de todo o veículo pode sofrer rachaduras ou ser roída por ratos e, por consequência, comprometer a integridade do sistema elétrico.

As mangueiras, que conduzem óleo e combustível, podem ressecar, provocando vazamentos e risco de incêndio. As que levam a água para o motor também podem romper, causando o superaquecimento e prejuízos como, por exemplo, queima da junta do cabeçote e empenamento de válvulas. Para evitar dores de cabeça, faça uma verificação cuidadosa de todos os componentes de borracha, antes de sair com o carro depois de tê-lo deixado um bom tempo parado.

Os pneus são os que mais sofrem com a falta de uso. Com o tempo, a pressão diminui, podendo deformá-lo e, até mesmo, causar o rompimento dos cordonéis de aço que sustentam a sua carcaça. Se for deixar de usar o carro por algum tempo, coloque pressão extra para tentar compensar. 

O sistema de freios também sofre com o desuso. O freio de mão, quando acionado por longos períodos, pode causar empenamento das sapatas dos tambores de freio (geralmente ficam na traseira) e a umidade de garagens e estacionamentos pode fazer as lonas de freio colarem no tambor.
EVITE PREJUÍZO
Carros que ficam parados por longos períodos também têm problemas com o envelhecimento do combustível no tanque. 

Em modelos a diesel, o ideal é drenar todo o combustível do tanque para que este não apodreça.
Já nos veículos flex ou a gasolina, aconselha-se colocar gasolina podium antes de parar o carro. Esta pode durar até 3 meses sem envelhecer. A gasolina comum envelhece em 30 dias e o uso do combustível neste estado de conservação pode causar problemas no sistema de injeção eletrônica.
Quando for voltar a usar novamente o carro, troque imediatamente o óleo que lubrifica o motor.

Fonte: O Dia

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