Publicidade

11 de mai. de 2011

Como atender a um recall de carro

Se você é proprietário de um veículo, confira as dicas para saber o que fazer ao receber uma convocação de recall.

1.Informe-se
Acompanhe jornais, sites, rádio e televisão para saber sobre a convocação de recalls. Caso o chassi de seu veículo tenha sido incluído, siga a recomendação da montadora ou procure uma concessionária com o documento do veículo e seu documento de identificação. Vale lembrar que o recall vale para todos os veículos incluídos no chamamento, independentemente de terem sido comprados de concessionárias ou de terceiros.

2.Direitos
Não há limite de prazo para a montadora fazer a troca do equipamento com defeito. Ou seja, mesmo que algumas empresas publiquem em seus anúncios de recall uma data limite para o procedimento, ele pode ser feito a qualquer momento. No caso de dano moral ou material por causa do item com defeito, há um prazo de cinco anos, a partir da data do incidente, para pedir reparação. Após esse período, o direito de reparação prescreve.

3.Deveres
É dever do consumidor atender ao chamamento do recall o mais rápido possível, para reduzir os riscos para sua segurança e a de outras pessoas. O não comparecimento do proprietário do veículo a um recall não exime a responsabilidade da montadora no caso de danos ou acidentes comprovadamente provocados pelo defeito que motivou o chamamento. A troca do componente com defeito deve ser feita de graça para o proprietário do veículo. 

4.Ressarcimento de custos
Caso o consumidor seja obrigado a ter qualquer custo para atender ao recall – como no caso de perder mais de um dia de trabalho ou ter que se dirigir a outra cidade -, pode pedir o ressarcimento desses custos. Para isso, deve pedir à concessionária o reembolso do valor gasto. Se não tiver sucesso, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor locais de sua cidade ou o Juizado Especial Cível (conhecido como de pequenas causas, para ações no valor até 40 salários mínimos). Para ações no valor de até 20 salários mínimos, não é preciso um advogado.

5.Reincidência do defeito
Se houver qualquer problema na peça que foi trocada no recall , o consumidor deve retornar à concessionária e solicitar uma nova troca do componente, sem qualquer custo adicional. 

6.Seminovos
Na hora de comprar um carro usado, verifique no site do Ministério da Justiça se o veículo foi incluído em algum recall . O banco de dados, no entanto, inclui apenas convocações a partir de 2000. Para anúncios mais antigos, é preciso procurar diretamente a montadora. Caso o modelo faça parte de um recall , procure a montadora com o número do chassi para verificar se aquele veículo já passou efetivamente pela troca do componente com defeito. Os consumidores também podem procurar as montadoras para saber sobre os recalls de seus veículos.

7.Comprovante de comparecimento
Os fornecedores são obrigados a entregar ao consumidor documento que comprove o comparecimento ao recall , com detalhes do reparo e dados do atendimento.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples