Publicidade

9 de jun. de 2011

Xenon. Donos de automóveis convertidos terão que ter certificado do Detran. Operação Corpus Christi fiscalizará equipamentos

Rio - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio (tom azul) em veículos que não saírem de fábrica com o dispositivo. Os donos de carros personalizados (tuning) que fizeram a conversão terão de mostrar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do Detran caso sejam parados em blitzes. A decisão já está em vigor desde terça-feira, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que orientou os patrulheiros para fiscalizar os veículos, como exige a resolução do Contran. Segundo a PRF, a operação de Corpus Christi vai intensificar a fiscalização dos faróis. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) explicou que a regra foi instituída por questão de segurança. Segundo o órgão, a visão dos motoristas, que trafegam em sentido contrário, pode ser prejudicada pela potência do farol.

O Detran garantiu que os postos de vistoria já passaram a verificar o dispositivo. Com 70% a mais de luminosidade, os faróis de xenônio necessitam de tecnologia específica para não prejudicar a visão noturna de quem trafega na direção oposta. A PM informou que passará a pedir aos motoristas o CSV nas blitzes.

Já o presidente do Charada Tuning Club, Rodrigo Duarte, o Digão, lamentou a decisão. “Nós já orientávamos a instalação correta para não prejudicar outros motoristas, mas a decisão afeta muito quem gosta de automóveis”, disse. No Rio, há mais de 5 mil veículos personalizados, a maioria deles já utilizam o farol de gás xenônio.

Fonte: O Dia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples