Beto Monteiro prioriza a manutenção da liderança do campeonato |
Beto Monteiro foi para o Velopark sob expectativas reticentes para a etapa de três semanas e meia atrás. Voltou de lá com a pole-position e a vitória. “Quando consegui me classificar entre os oito do Top Qualifying, eu já sabia que qualquer um daqueles oito tinha toda chance de fazer a pole, a partir dali não haveria nenhuma surpresa. No Rio, minha meta é essa mesmo, ficar ali no grupo dos seis ou oito primeiros”, avisa.
Danilo Dirani espera repetir a pole que obteve na primeira edição da corrida |
Danilo Dirani, piloto da Ford Racing Trucks/DF Motorsport, tem especial simpatia pela pista de Jacarepaguá. “O meu histórico lá é muito bom. Em 2010 fui pole, só que logo depois da largada quebrou o câmbio. No ano passado, largueio um pouco mais atrás e acabei virando líder quando o Roberval (Andrade) parou com problemas. Só que no finalzinho, umas três voltas antes do fim, eu também tive problemas. Quase venci”, lembra.
Leandro Totti liderou a primeira etapa e aposta no pódio em Jacarepaguá |
Outro que fala com otimismo na conquista da vitória é Paulo Salustiano. O piloto da ABF/Volvo, em sua terceira temporada na Fórmula Truck, ainda não foi ao degrau mais alto do pódio. “Mas minha hora está chegando”, acredita ele, que no Velopark esteve no pódio em quinto. “Lá a gente cometeu alguns errinhos no treino de classificação, fiquei em décimo no grid. Dava para eu ter largado mais à frente e terminado ainda melhor, também”, supõe.
Paulo Salustiano terá novidades no caminhão e promete mais um pódio |
O paranaense Pedro Muffato é um dos mais simpáticos à realização da prova em Jacarepaguá. “Fiz ótimas corridas no Rio. No primeiro ano perdi o pódio no detalhe. Levei um toque, fui lá para o fim da fila e vim recuperando. Em 2011 eu fiz outra corrida de recuperação, mas tive que diminuir o ritmo no fim porque a caixa de câmbio estava quebrada”, lembra. “Gosto da pista, só espero que o meu caminhão também goste e não quebre”, ele brinca.
Pedro Muffato condiciona meta de resultado à resistência do caminhão |
Leandro Totti liderou a etapa do Velopark em duas oportunidades. Estava à frente de Beto Monteiro a mangueira do turbo de seu Mercedes-Benz se soltou e o obrigou a abandonar. “O caminhão estava bem rápido, o ritmo de corrida estava bom, mas tivemos aquele problema, foi paciência. Mas, como tenho dito, o nosso pensamento não é o de só brigar por vitórias. A gente quer terminar as corridas, sempre que terminar vai ser com bom resultado”, pondera.
André Marques vem da conquista de seu melhor resultado na categoria |
A liderança na classificação do campeonato de Marcas da Fórmula Truck é da Volkswagen, que teve três pilotos entre os cinco que compuseram o pódio na etapa inaugural da temporada. Felipe Giaffone e André Marques, ambos pilotos da RM Competições, foram segundo e terceiro, enquanto Adalberto Jardim, pilotando o caminhão Constellation da AJ5 Motorsport, que agora também é equipe oficial de fábrica, terminou a corrida em quarto.
Marques viu no terceiro lugar seu melhor resultado na categoria, onde está desde 2010. “A resistência foi um dos pontos fortes dos nossos caminhões na primeira corrida, o foco maior do nosso trabalho está no ganho de potência. Sei que a equipe tem um referencial muito positivo para o acerto na pista do Rio, tanto é que o Felipe foi pole nessa pista no ano passado. Ninguém está esperando vida fácil, mas estamos bem otimistas, sim”, ele confirma.
Texto: Divulgação
Fotos: Orlei Silva
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