Para evitar surpresas, verifique se os conectores da bateria estão limpos e bem apertados. Caso a bateria não seja do tipo selada, veja o nível da água. Se necessário, complete com água específica para bateria. Outra recomendação é evitar dar a partida com acessórios como farois, som e luzes internas ligados, pois irá puxar mais carga da bateria.
Os proprietários de automóveis também devem ficar atentos ao nível de água do radiador, que pode causar sérios danos ao motor do carro se esquecido. Não é só porque é inverno que o frio irá ajudar a baixar a temperatura do motor. Muito pelo contrário, uma vez que o radiador é tão exigido nesta época do ano quanto nas altas temperaturas do verão.
Ao começar a rodar com o automóvel, os motoristas devem ter em mente que o carro ainda está frio assim que é ligado. Como os motores possuem uma faixa ideal de temperatura para o correto funcionamento, no inverno o tempo para esquentar é um pouco maior. Por isso, não se deve exigir esforços demais do motor nos primeiros minutos de rodagem, já que o propulsor ainda não atingiu a temperatura correta de funcionamento.
Não se pode esquecer também de dar especial atenção ao para-brisa. O ideal é mantê-lo limpo por dentro e por fora — convém utilizar solução de água e álcool. Outra dica é verificar se a palheta do limpador está em bom estado, uma vez que o inverno pode ressecar a borracha. E como muitos motoristas rodam o tempo todo com os vidros totalmente fechados, é comum nesta época do ano o embaçamento dos vidros. Se embaçar, ligue o ar-condicionado ou a ventilação forçada, ambos voltados diretamente para o para-brisa.
PNEUS SEMPRE CALIBRADOS
Uma preocupação que todos os motoristas devem ter é que dirigir no inverno exige também alguns cuidados extras. Um deles é verificar, além das lâmpadas e luzes auxiliares do automóvel, o estado dos farois e da lanterna de neblina.
Afinal, a neblina é muito comum nas baixas temperaturas da estação e o mau funcionamento das luzes pode confundir outros motoristas. E caso o nevoeiro esteja muito intenso, diminua a velocidade e só ligue o pisca-alerta com o carro parado. Se for impossível seguir viagem, pare em local seguro e espere a neblina se dissipar.
Outro item que não deve ser esquecido de maneira alguma, mesmo no inverno e apesar da pouca ocorrência de chuvas durante a estação, é o reservatório de água do para-brisa. É preciso verificar com frequência o nível. Se for necessário, complete o reservatório.
Outro item que não deve ser esquecido de maneira alguma, mesmo no inverno e apesar da pouca ocorrência de chuvas durante a estação, é o reservatório de água do para-brisa. É preciso verificar com frequência o nível. Se for necessário, complete o reservatório.
Fonte: O Dia
verdade, depois que passei um inverno indo em mecânicas meu cuidado é maior durante o inverno. A dica de ligar o ar condicionado para desembaçar é ótima. Funciona mto bem. E nem é preciso muito tempo.
ResponderExcluir