Vai comprar ou vender seu veículo?
Atente-se então às Dicas de sites especializados, e não corra riscos!
Confira agora algumas dicas selecionadas, atentando-se a cada uma delas, pois elas poderão evitar-lhe de ter muitas dores de cabeça ao comercializar um veículo.
VALOR
Sempre desconfie de valores muitos baixos;
Avalie! Não compensa gastar mais de 5% do valor de mercado do veículo em reparos. O gasto não será compensado pelo preço de venda;
Para avaliar se o preço do carro está compatível com o de mercado leve em conta, além do modelo, cor, ano de fabricação, quilometragem, opcionais (alarme, som, desembaçador, vidro elétrico etc), o estado geral do veículo. Não esqueça de computar os custos de eventuais reparos a serem feitos;
Para ter uma idéia do valor de mercado do seu veículo, você pode consultar as tabelas divulgadas na imprensa especializada. A Checkauto possui em suas bases o software PRECIFICADOR. que é de bastante utilidade no mercado de compra/venda de veículos e segurador , onde através da numeração do chassi , sistema realizada pesquisa filtrada e precisa sobre os valores , códigos e descrições , nas tabelas FIPE e Molicar. www.checkauto.com.br;
A valorização será maior se você tiver comprado um veículo zero-quilômetro e feito todas as revisões nas datas certas, registradas no manual do proprietário;
ESTADO DE CONSERVAÇÃO - EXTERNO
Examine o carro à luz do dia, nunca em locais fechados e escuros, e exija ver o veículo seco e limpo (a aparência do carro molhado pode enganar);
Teste o amortecedor balançando o carro para baixo, segurando no pará-choque na direção da roda. Se, ao largá-lo, o veículo balançar duas ou mais vezes, o amortecedor está em más condições;
Observe ondulações e pequenos amassados na lataria: se houver diferenças nas quinas do capô, é provável que o carro tenha sido batido;
Dê pancadinhas com os dedos na lataria para verificar se o barulho é diferente em algum ponto. Isso indica a colocação de massa plástica. Também é possivel fazer um teste com a Caneta Checkauto. Se, ao passar pela lataria, ela se desprender nas cores Amarela ou Vermelha , é porque existem indícios de repintura ou massa plástica;
Se houver bolhas na pintura, cuidado: é sinal de que há ferrugem. Os locais onde a ferrugem é mais freqüente são os seguintes: junto às borrachas, debaixo das portas, embaixo dos pára-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, junto às canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e do bagageiro;
Observe se o veículo foi pintado recentemente. Verifique se há diferenças de cor e procure respingos de tinta nos frisos e borrachas. Cuidado com os carros encerados, porque eles podem esconder defeitos na pintura;
Confira se as portas e capô fechados se encaixam perfeitamente. O desnível pode indicar que o carro foi batido;
Confira o estado dos pneus. Se eles estão lisos (carecas) e não aderem ao chão, prejudicam a freada (breque), o desempenho do veículo e, como conseqüência, trazem riscos à segurança;
Desgastes irregulares nos pneus podem indicar problemas com a suspensão, falta de alinhamento ou balanceamento das rodas;
Com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, isso indica que o rolamento está gasto, devendo ser regulado ou trocado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO – INTERNO
Sente-se para verificar se os bancos estão afundados, soltos ou tortos;
Se encontrar pontos de ferrugem e água ou umidade embaixo dos tapetes, há problemas com a vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho;
Preste atenção no estado dos pneus, volante , do estofamento e dos pedais, para ver se são compatíveis com a quilometragem indicada no painel.
Exija os equipamentos de segurança obrigatórios, que são o extintor de incêndio, macaco, chave de rodas, triângulo, além de cintos de segurança e do estepe;
Pergunte ao dono do carro se ele possui o manual do proprietário e chave reserva. "Pode parecer besteira, mas esses itens indicam se o dono é cuidadoso ou não com seu carro".
MOTOR
Para checar a compressão do motor, reduza a velocidade bruscamente ou desça uma ladeira em segunda marcha. A velocidade deve reduzir.
Ponto de ignição atrasado ( demora ao ligar o veículo ) pode indicar folgas no motor.
Com o carro ligado por algum tempo e o ponteiro do marcador de temperatura próximo do risco central (90ºC), verifique se a ventoinha (a hélice que fica no compartimento do motor , junto ao radiador , para resfria-lo) se liga, indicando funcionamento correto do sistema.
FREIOS
Freie normalmente o carro. Se houver ruído metálico, as pastilhas estão gastas. Em um lugar plano, freie o veículo soltando as mãos da direção. Se o carro puxar para um dos lados, há problemas no freio, na suspensão ou os pneus não estão calibrados corretamente;
Com o motor ligado e o carro parado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, é sinal de que há vazamento de fluído de freio.
EMBREAGEM
Se o pedal de embreagem está duro ou folgado demais, indicando problemas;
Se a troca de marchas é suave, mostrando que o câmbio e a embreagem estão em bom estado.
IDENTIFICAÇÃO
CHASSI: Confira se o número do chassi que vem gravado no veículo , no vidro , nas etiquetas da coluna , assoalho e ao lado do motor ( a ausência delas pode significar repintura ), confere com o que consta no certificado de propriedade do veículo (CRLV).
GRAVAÇÃO: Os números e letras do chassi , da plaqueta de identificação e do motor , devem estar alinhados, com os seus espaçamentos regulares e os contornos das letras e números uniformes. Veja se não há sinais de solda próximos da identificação.
PADRÃO: Compare o padrão de gravação com outro veiculo do mesmo fabricante-modelo-ano , daquele o qual você está comprando.
VIDROS: Todos os vidros devem constar a gravação do chassi . Para analisar sua originalidade , coloque uma folha de sulfite atrás do vidro, e com uma lanterna, verifique se o reflexo corresponde ao número.Um "8" pode virar um "3", por exemplo.
CINTOS: É preciso checar se a data de fabricação do cinto se segurança e do motor combinam com o ano de fabricação do próprio carro.
PLACA: Confira se o nº do fabricante e ano da placa traseira , é o mesmo da dianteira.
LACRE: O lacre da placa NUNCA deve estar rompido , ou com indícios de rompimento.
KM
Faça um cálculo médio do ano que o veículo foi fabricado e quanto o odômetro está marcando no painel. "Um veículo gira de 15 a 20 mil por ano, em média. Se o número estiver muito inferior a esse, cuidado";
Para mexer no hodômetro, é necessário retirar o painel. Observe se a moldura ou o plástico transparente estão riscados, com marcas de ferramentas ou parafusos espanados. Esses são indícios de que ele foi desmontado;
O pneu também tem ano de fabricação. Um pneu roda, em média, 30 mil km. Faça uma comparação entre o ano do carro, o ano do pneu e a quilometragem. Se o pneu está liso e é dois anos mais novo que o carro, quer dizer, portanto, que ele já deve ter rodado 60 mil km;
Observe com atenção o estado das rodas e calotas (e se elas são originais), das condições da chave de ignição do automóvel, chave de roda, macaco e estepe. Um carro que marca baixa rodagem deve ter esses itens em perfeito estado.
A Checkauto possui uma base exclusiva de HISTÓRICO DE KM , onde temn a finalidade de apoiar na confrontação do odômetro, possibilitando através de aproximação saber de houve alguma alteração no KM do veículo, com registro de data e local. www.checkauto.com.br
DOCUMENTAÇÃO
Toda a documentação do veículo deve estar em dia. Ao adquirir o veículo, você precisa estar atento a todo processo que envolve a transação. Os documentos essenciais são:
Comprovante de pagamento do IPVA e do Seguro Obrigatório (DPVAT);
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
Certificado de Registro (CRV - recibo de venda) que serve para transferir a propriedade do veículo.
Antes da compra, um cuidado imprescindível é obter um histórico do veículo que aponte pendências de multas, seguro obrigatório e IPVA, furto ou roubo e restrições judiciais, assim como demais informações de acidentes, leilão, histórico de KM, entre outras. www.checkauto.com.br
IMPORTANTE !!
Forneça seus dados apenas pessoalmente;
De preferência o documento deve estar em nome do vendedor;
Evite documentos e notas fiscais encaminhadas por fax;
Evite carros com "sinistrado" ou "REM" (chassi remarcado) no documento. Valem 30% menos;
NUNCA venda um veículo sem obrigar ao novo proprietário a preencher o CRV e assinalo, seja venda para particular ou lojista/concessionária.Assine seu nome no lugar destinado ao vendedor e reconheça sua firma por autenticidade. TIRE DUAS CÓPIAS AUTENTICADAS , só então , entregue o documento original ao novo dono. Uma das cópias deve ser levada ao DETRAN, e o novo proprietário terá 30 dias para registrar o veículo em seu nome , senão o mesmo será BLOQUEADO por falta de transferência;
Leia abaixo o que o DETRAN informa no site sobre a transferência de proprietário:
De acordo com o artigo 134, do Código de Trânsito Brasileiro: No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação. Se o veículo está cadastrado em São Paulo, Capital, orientamos que faça a COMUNICAÇÃO DE VENDA, seguindo os procedimentos disponíveis no www.detran.sp.gov.br - ícone Veículos - COMUNICAÇÃO DE VENDA. Se o veículo estiver cadastrado e outro município, procure a Ciretran de registro do carro para saber os procedimentos necessários. Para mais informações, orientamos que compareça ao órgão onde o veículo está cadastrado
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SEUS DIREITOS
O Código de Proteção e Defesa do Consumidor assegura que, nas compras efetuadas em estabelecimentos comerciais, se o veículo apresentar vícios (problemas) de fácil constatação, você terá um prazo de 90 dias para reclamar. Se eles não forem resolvidos em 30 dias, você poderá exigir, à sua escolha: a troca do veículo por outro da mesma espécie, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço.
IMPORTANTE !!
A compra de um veículo diretamente de outra pessoa não constitui uma relação de consumo. A pessoa física, neste caso, não é considerada um fornecedor habitual, ficando à margem do Código de Defesa do Consumidor, protegido, entretanto, pelo Código Civil. Para sua garantia, prefira adquirir seu carro em lojas ou concessionárias estabelecidas regularmente , e que possuam ou acessem algum sistema de consulta de procedência , ou que faça uma vistoria. Se os problemas não forem aparentes e de fácil constatação (ocultos), a reclamação poderá ser formalizada quando esses surgirem, obedecendo o prazo legal de 90 dias. Assegurada a garantia legal estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor também poderá conceder uma garantia contratual, que não é obrigatória. Caso o faça, deverá ser mediante termo escrito especificando quais as condições da garantia oferecida.
DICAS/CURIOSIDADES
Todo carro que circula em litoral deve se atentar a lataria , pois devido a MARESIA, fenômeno pode apodrecer a lataria dos veículos. Portanto, cuidado com oriundos de cidades que são banhadas pelo mar;
Atenção com os veículos de cor branco ou amarelo, que tenha o Y como a segunda letra da placa, ex: BYA, BYG. Podem ser veículos usados no passado como TAXI, e geralmente são carros mais desgastados e rodados;
Atenção com carros básicos geralmente PRATA. Se estiver com a placa de outro estado (geralmente de Minas Gerais ou Paraná), desconfie. Veículo no passado pode ter sido de LOCADORA ou FROTA;
A cor do carro pode influir tanto no conforto como na segurança dos motoristas. Os tons escuros retêm muito mais do calor que os claros: a diferença de temperatura interna entre um carro preto e um branco pode chegar a 10ºC;
Se o assunto for segurança, quanto mais colorido, melhor. Os carros cinza, pretos ou azul-escuros não contrastam com a paisagem, tornando-se menos visíveis na estrada. Já o prata quase desaparece quando há neblina;
Cores vivas, como amarelo, laranja e vermelho, podem não ser tão "elegantes", cansar rápido e não ter tanta saída depois, mas dão mais proteção;
Fonte: CheckAuto
27 de abr. de 2011
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