Publicidade

13 de abr. de 2011

'Velozes 5' mostra Brasil tão irreal quanto suas cenas de ação.

A concepção de Brasil feita por Velozes e Furiosos 5 - com direito a português de pronúncia estranha para os personagens locais, cenas filmadas em Porto Rico, carros da Polícia Civil ultravelozes e mulheres de biquíni separando dinheiro em uma endolação no Leblon - deve ser encarada da mesma forma que você aceita a possibilidade de um carro esporte pular de cima do vagão de um trem em pleno movimento e sair acelerando sobre areias do deserto. A preocupação em mostrar o quanto Dominic Toretto (personagem de Vin Diesel) é durão atropela qualquer tentativa de representação verossímil.

"Se você vai sobreviver, você precisa parar de pensar...Você está no meu mundo agora", sugere o protagonista. Ao realizar essa passagem mental, você passa a fazer parte da família de Dom e Mia Toretto (Jordana Brewster) e Brian O'Connor (Paul Walker) em busca de um último assalto para a liberdade.

Condenado a 25 anos de prisão, Dom foge com a ajuda da irmã e do cunhado. Os três se encontram no Rio de Janeiro, onde aceitam fazer parte de um plano para um grande roubo que os garantiria a aposentadoria. Mas nem tudo ocorre como o combinado e o trio acaba conquistando a animosidade do mafioso local, Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), que tem o controle de todos os negócios ilegais da cidade e também da Polícia Militar. Na mesma linha estereotipada, o vilão oferece uma teoria para a marginalização das favelas. Segundo ele, os pobres são controlados com pequenas gratificações que tornam suas vidas menos miseráveis, assim como os índios eram controlados por presentes do colonizador português.

Dom, Mia e Brian contam apenas com a ajuda de uma gangue de funkeiros latinos amantes de corridas de carro clandestinas para vencer os traficantes e a polícia do Rio. Mas não só isso. O FBI envia um esquadrão especial para caçar o trio. Equipados com jipes superpotentes e armamento de guerra, o grupo é liderado pelo grandalhão Hobs (Dwayne Johnson) que sonha em pegar Dom.

Sem saída, Dom opta pela loucura: roubar o cara mais poderoso do Rio. Para a missão, decide chamar seus parceiros. Chegam ao Brasil, Tej (Chris Ludacris Bridges) e Roman Pearce (Tyrese Gibson), que se encarregam da pitada de humor típica dos negros americano. Tego (Tego Calderon) e Rico (Don Omar) representam a dupla latina, discutindo o tempo inteiro e implicando um com o outro. Sung Kang repete o personagem Han de Desafio em Tóquio e Velozes e Furiosos 4. O time multicultural é completado pela atraente Gisele Harabo (Gal Gadot - miss Israel 2004).

O que segue são cenas de ação que tornam obsoletas as fórmulas de Isaac Newton. A não ser por alguns cenários de favelas, nada fica muito diferente das outras versões do filme. Combinação de adrenalina, carros potentes e mulheres bonitas, o Velozes e Furiosos repete a receita consagrada nas bilheterias e ainda tenta adicionar o tempero brasileiro, mas este é nitidamente falsificado.

Fonte: Terra
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples