Publicidade

14 de abr. de 2011

Elenco de 'Velozes e furiosos 5' acerta contas com o Rio.

RIO - Um dos maiores astros do cinema de ação hollywoodiano, Vin Diesel teve que acertar as contas com o Rio de Janeiro após o violento retrato da cidade, emoldurado a muita corrupção policial, pintado por seu novo longa-metragem, "Velozes & furiosos 5" ("Fast five"), que terá première mundial para convidados na sexta-feira, às 21h, no Cinépolis Lagoon, na Lagoa. Realizada nesta quinta no Copacabana Palace, incluindo cerca de 80 jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos estrangeiros, a coletiva de imprensa do filme, que entra em 6 de maio, foi aberta por perguntas acerca da abordagem depreciativa do longa-metragem para a Polícia Militar carioca. Na trama, o vilão, um traficante colarinho-branco interpretado pelo português Joaquim de Almeida, esconde uma fortuna obtida pela venda de drogas no quartel-general da PM, com o consentimento da cúpula da segurança pública. Em uma das sequências do longa, uma área (não especificada) da Zona Sul do Rio serve de pista para corridas ilegais de carro, com motoristas armados.

- A corrupção no filme representa apenas o quanto uma figura de influência política (referência ao traficante vivido por Joaquim) pode corromper uma cidade - diz Vin Diesel, que, de carona numa resposta do produtor Neal H. Moritz, comentou a boa resposta à imagem do Rio retratada no longa em exibições para plateias selecionadas nos EUA. - Nas sessões-teste que fizemos do filme nos EUA, ouvimos pessoas dizerem, ao fim da projeção, que não podiam esperar para conhecer o Rio.

Também no Copacabana Palace, Justin Lin, realizador de "Velozes & furiosos 5", contou que foi alertado acerca da "periculosidade" das favelas cariocas quando sobrevoou a cidade de helicóptero para a escolha das locações.

- As cidades costumam ser vistas a partir de estereótipos, de uma dicotomia de beleza e perigo. Tentei ir além dela ao filmar o Rio, pois fiquei encantado ao perceber a comunhão das pessoas nas favelas que eu visitei aqui. Lembro de ter visto crianças fazendo seu dever de casa em mesinhas de plástico na beira das calçadas. Mas essa imagem de harmonia que eu encontrei aqui contrastava com os alertas que as pessoas me davam quando cheguei. Ouvi coisas como "Você não pode passar de helicóptero por ali porque pode ser baleado" - lembra Lin.

Diretor-presidente da RioFilme (a distribuidora ligada à Prefeitura que atua como um agente de promoção da cidade no exterior), Sérgio Sá Leitão explica que as filmagens cariocas de "Velozes & furiosos 5", realizadas em 2010, injetaram cerca de US$ 2 milhões na economia local, gerando 400 empregos.

- Se o Rio de Janeiro deseja de fato se consolidar como um polo internacional de cinema e audiovisual, tem de aprender a lidar com todos os tipos de filmes, não apenas com os que enaltecem a cidade, como "Rio" (filme de animação de Carlos Saldanha, já em cartaz) e "A saga Crepúsculo: Amanhecer" (que estreia em novembro). O modo como a cidade aparece em "Velozes 5" não é diferente de como Tóquio apareceu no filme anterior. Ou de como Nova York e Londres aparecem em centenas de filmes que mostram seus aspectos não glamourosos - diz Sá Leitão. - Não podemos subestimar a inteligência e a maturidade do público. Ninguém deixou de ir a Nova York depois de ver "Taxi driver", por exemplo. Ninguém achou que em Nova York só há taxistas psicopatas, sujeira, violência, sordidez e corrupção.

No Brasil desde o fim de semana, Vin Diesel, que também produz o filme, falou do impacto de "Cidade de Deus" no imaginário cinéfilo sobre a realidade brasileira.

- "Cidade de Deus" gerou nos profissionais ligados ao cinema de ação o desejo de filmar em favelas - diz o ator. - Aquele filme mostrou as perspectivas narrativas que poderiam ser produzidas a partir da filmagem de um tiroteio em uma favela.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples