Publicidade

26 de set. de 2009

[OGlobo] Stock Car: Daniel Serra vence a etapa do Rio de Janeiro

RIO - Numa temporada marcada pela democratização da vitória, a Stock Car escolheu seu sétimo felizardo em sete etapas disputadas este ano. Neste domingo, o piloto Daniel Serra, da equipe Red Bull, venceu sua primeira corrida na categoria principal do automobilismo brasileiro, no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Cacá Bueno, colega de equipe de Serra, chegou em segundo, seguido por Ricardo Maurício, da Eurofarma.

Após a prova, Daniel Serra comemorou o resultado e destacou seu bom retrospecto no circuito carioca.

- Nessa pista eu conquistei minha primeira vitória de fórmula, e ganhei minha segunda prova de Stock Ligth. Por isso estou muito feliz por ter vencido pela primeira vez na Stock Car aqui - comentou o piloto de 25 anos.

Pai de Daniel Serra e tricampeão da Stock, o veterano Chico Serra terminou a prova deste domingo em 19º lugar. A presença do pai no grid deixou Daniel ainda mais orgulhoso.

- Eu comecei a correr por causa dele, por isso foi muito bem ganhar tendo o meu pai no grid. Melhor que isso só se ele estivesse no pódio também - disse Daniel.

Daniel pula para sétimo, e Marcos Gomes garante vaga nos playoffs


Com a vitória em Jacarepaguá, Daniel Serra somou 26 pontos na classificação (25 pela vitória e um de bonificação por ter largado em terceiro) e chegou a 58 na tabela, pulando de 14º para sétimo no campeonato. A próxima etapa, dia 4 de outubro, em Campo Grande, será a última da fase de classificação para os playoffs, a série das quatro corridas finais que vão decidir o campeonato. A partir daí, somente os dez mais bem classificados continuarão com chances de disputar o título.

Cacá Bueno ficou em segundo lugar

Terceiro no grid de largada, Daniel Serra fez uma prova consistente, e foi beneficiado pelo abandono de Allam Khodair, da Full Time, que largou em segundo e chegou a liderar mas teve problemas após o pit stop e abandonou. O pole-position Cacá Bueno, que disputou a prova sem nenhum apoio eletrônico no carro devido a uma falha no volante, perdeu a posição na largada para Khodair mas voltou à liderança após a saída do adversário. Depois da sua parada nos boxes, no entanto, retornou à pista atrás de Daniel Serra, que só precisou administrar a vitória até o final.

- Fiz uma corrida às cegas, já que tudo passa pelo volante: comunicação com os boxes, limitador de velocidade para o pit stop, tudo. Se chovesse, por exemplo, eu não teria nem mesmo limpador de parabrisas - disse Cacá Bueno, que lamentou também a demora na parada para troca de pneus.

- Meu pit foi desastroso, por isso estou chateado. Já é a segunda corrida em que a gente deixa a vitória escapar no pit stop, isso não pode acontecer nos playoffs - completou Cacá.

Quem comemorou bastante o resultado no Rio de Janeiro foi o piloto Marcos Gomes, que chegou em quinto lugar e garantiu matematicamente seu lugar na decisão da temporada. Gomes é o vice-líder, agora com 77 pontos, atrás de Cacá Bueno, que já estava classificado e agora lidera com 114 pontos. Completam o grupo dos dez primeiros Valdeno Brito, que vem em terceiro (66), seguido por Ricardo Maurício (63), Max Wilson (62), Atila Abreu (59), Daniel Serra (58), Antônio Pizzonia (51), Luciano Burti (51) e Allan Khodair (44).

- Eu já estava praticamente classificado, com 99% de chances, por isso minha meta era consolidar a segunda colocação, o que eu consegui - declarou Marcos Gomes.

A programação deste domingo em Jacarepaguá teve outras três provas, de diferentes categorias. Na Stock Junior, o piloto Fábio Fogaça venceu a sexta etapa da temporada, seguido por Patrick Gonçalves e Pedro Boesel. Na Pick Up Racing, que realizou a quarta etapa do campeonato, a vitória ficou com Serafim Júnior, seguido por Julio Campos e Rodrigo Navarro. Estreante na Copa Vicar, Sergio Jimenez venceu a corrida, válida pela quinta etapa, de ponta a ponta. Felipe Lapenna, em segundo, e Julio Campos, que chegou em terceiro e assumiu a liderança do campeonato, completaram o pódio.

Confira a classificação completa:

1 - Daniel Serra (Red Bull), com 44min27s171

2 - Cacá Bueno (Red Bull)

3 - Ricardo Maurício (Eurofarma)

4 - Átila Abreu (AMG)

5 - Marcos Gomes (Dolly)

6 - Xandinho Negrão (Medley)

7 - Thiago Camilo (Voguel)

8 - Valdeno Brito (RCM)

9 - Max Wilson (Eurofarma)

10 - Ricardo Zonta (Panasonic)

11 - Nonô Figueiredo (Officer Pamplona)

12 - Duda Pamplona (Officer Pamplona)

13 - Luciano Burti (Boettger)

14 - Paulo Salustiano (Voguel)

15 - David Muffato (Itaipava)

16 - Felipe Maluhy (Avallone)

17 - Antonio Jorge Neto (Itaipava)

18 - Alceu Feldmann (Boettger)

19 - Chico Serra (Avallone)

20 - Popó Bueno (Hot Car)

21 - William Starostik (Medley)

22 - Thiago Marques (JF Racing)

23 - Lico Kaesemodel (AMG)

24 - Guto Negrão (Full Time)

25 - Giuliano Losacco (JF Racing) - abandonou na 19ª volta

26 - Allam Khodair (Full Time) - abandonou na 19ª volta

27 - Ricardo Sperafico (Panasonic) - abandonou na 1ª volta

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples