quarta-feira, 14 de abril de 2010 às 16:55:26 hs
Prova inédita acontece neste fim de semana
Renato Martins, Felipe Giaffone, Valmir Benavides e Débora Rodrigues lutam para somar pontos para marca
A Fórmula Truck disputa neste domingo uma corrida inédita em seus 15 anos de história: o GP do Rio de Janeiro, onde a Volkswagen defende a sua liderança no campeonato de 2010. A equipe é a primeira colocada entre as marcas, com 54 pontos, e também entre os pilotos, com Felipe Giaffone na ponta da tabela, com 31 pontos, após a vitória na abertura do campeonato em Guaporé (RS), no mês passado.
A expectativa para esta segunda etapa é de uma disputa acirrada, como ocorreu na primeira prova do ano, na visão de Giaffone, que, pilotando um caminhão Volkswagen Constellation, conquistou o bicampeonato da Truck (2007 e 2009).
"Não vejo favoritismo de nenhuma equipe no Rio de Janeiro. Por ser um circuito novo para a categoria, é difícil fazer previsões. Acredito que, pelo tipo de traçado, podemos esperar uma briga bastante equilibrada entre os caminhões das principais marcas envolvidas na Truck. Imagino que seja como em Guaporé, onde conquistamos a liderança do campeonato, mas tivemos uma disputa forte na pista com vários adversários. De minha parte, é claro, espero que o resultado seja o mesmo da primeira etapa", diz Giaffone.
Além da responsabilidade pela manutenção da liderança, a corrida no Rio de Janeiro é especial para a Volkswagen pela proximidade com outra cidade deste Estado, Resende, que abriga a fábrica da MAN Latin America, onde são produzidos os caminhões e ônibus Volkswagen.
"É quase como correr em casa, porque teremos uma torcida especial, com presença maciça do pessoal da fábrica de Resende (RJ), que desenvolve em conjunto com nossa equipe o caminhão Volkswagen Constellation, que já venceu três títulos na Truck", afirma Giaffone.
O paulista nunca competiu no Rio de Janeiro, mas tem uma lembrança positiva da pista de Jacarepaguá. "Foi neste autódromo, ainda no traçado completo (antes da reforma para os Jogos Panamericanos de 2007), onde fiz meu primeiro teste com um fórmula, no final de 1992, com a equipe do Mauro Vogel", relembra o atual campeão da Truck e líder do campeonato de 2010.
Por ser uma corrida inédita, a Volkswagen espera extrair o máximo de informações já nos dois primeiros treinos livres de sexta-feira, como explica Renato Martins, piloto e chefe da equipe. "Vamos aproveitar todo o tempo de pista com os quatro caminhões Volkswagen Constellation para descobrir de forma rápida como extrair a melhor performance nesta pista do Rio e com isso conseguir um bom resultado nesta etapa, buscando nosso objetivo de manter a liderança do campeonato", explica Renato.
O trabalho integrado entre pilotos, mecânicos e engenheiros será essencial nesta etapa inédita. Segundo o vice-líder do campeonato, Valmir Benavides, também da equipe Volkswagen, o alto nível técnico dos pilotos faz com que a busca pelos pequenos ajustes sejam fundamentais. "Hoje em dia, mesmo correndo em um circuito novo, os pilotos da Truck já descobrem o traçado ideal depois de cinco ou seis voltas. O que faz a diferença é saber ajustar a máquina para extrair um desempenho cada vez melhor", completou "Hisgué", que tem 23 pontos no campeonato.
Já Débora Rodrigues, única mulher a competir na Fórmula Truck, aponta outro motivo que tornará a prova deste domingo no Rio de Janeiro ainda mais especial. "Sabemos que o carioca passou recentemente por um momento muito triste após a tragédia decorrente das fortes chuvas. Esta primeira etapa da Truck no Rio é uma forma de garantir ao público um espetáculo único, trazendo uma alegria que o esporte é capaz de proporcionar", diz a piloto da Volkswagen.
Os caminhões da Fórmula Truck entram na pista de Jacarepaguá a partir de sexta-feira, com a realização de dois treinos livres, com início às 12h. No sábado, ocorre a definição do grid de largada. No domingo, a prova será às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band. Neste final de semana, também será disputada no Rio a Porsche GT3 Cup, com provas no sábado e domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.