Publicidade

5 de ago. de 2011

Carro da Google que anda sem motorista causa seu primeiro acidente, mas homem estava ao volante

RIO - Pela primeira vez, um dos famosos carros da Google que andam sem motorista causou um acidente... mas o veículo não estava no piloto automático e, sim, sendo guiado por uma pessoa, informou a companhia. O ocorrido, porém, levantou novamente o debate sobre quão seguros são esses carros.

O acidente aconteceu perto da sede da Google, em Mountain View, Califórnia, no início desta semana, mas só foi noticiado nesta sexta-feira. Segundo o site Jalopnik, o Toyota Prius da Google bateu levemente na traseira de outro Prius (que não era da Google).

Esse site - especializado em automóveis - publicou reportagem dizendo que o acidente prova que estão certos os temores de alguns setores da sociedade de que esse tipo de veículo não é seguro o suficiente. Mas a Google tratou de afirmar que o carro não estava sendo guiado pelo sistema automático, mas por uma pessoa.

- Segurança é nossa prioridade. Um dos nossos objetivos é prevenir acidentes como esse, que ocorreu enquanto uma pessoa dirigia o carro - disse um porta-voz ao site Bussiness Insisder.
Mas os jornalistas ainda não tiveram acesso ao boletim de ocorrência ou a qualquer laudo pericial para confirmar se a alegação da Google é, de fato, verídica.

Um desses veículos já se envolveu num acidente antes, mas como vítima: um "barbeiro" amassou sua traseira meses atrás, segundo o Mashable.

Eles circulam há um ano pelas ruas da Califórnia, e devem chegar logo à Nevada. Os veículos são guiados por uma série de sensores. Um deles fica no teto, girando, para criar um mapa tridimensional do que está ao redor do carro. Uma câmera localizada no para-brisa capta as luzes do tráfego para que o sistema operacional do carro identifique outros automóveis, pedestres etc. O sistema de GPS também ajuda a guiar o automóvel.


Fonte: O Globo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples