A melhor temporada dos quatro anos de história do Itaipava GT Brasil, que neste ano alcançou número recorde de inscritos, promete também ficar mais competitiva a partir da segunda rodada dupla do campeonato, que será disputada neste fim de semana, nos dias 24 e 25 abril, em Curitiba (PR). A expectativa é em função da provável queda na diferença de performance entre os modelos que formam a categoria - especialmente em relação ao Lamborghini Gallardo LP560, que ganhou as duas primeiras corridas, realizadas no mês passado, em São Paulo (SP), e lidera o campeonato com a dupla Claudio Dahruj e Rafael Daniel.
Para reduzir a vantagem inicial, foram criadas novas especificações para o carro, que em resumo teve considerável redução de potência (deve perder aproximadamente 40 cv com a colocação de dois restritores) e aumento de peso: saiu dos 1175 kg originais para 1250 kg. "Acredito que essas mudanças devem dar uma freada boa no Lamborghini Gallardo LP560. O equilíbrio de desempenho deve ser eficiente, mas é algo que só vai dar para saber na pista", afirma Andreas Mattheis, campeão da categoria em 2007 e 2008, que compete ao lado de Xandy Negrão com o principal concorrente do modelo, um Ford GT.
Nesta etapa, ele terá novo parceiro: Xandy Negrão passou por uma cirurgia no abdome em função de uma diverticulite, passa bem, mas o período de recuperação fez com que o filho dele, Xandinho Negrão, piloto da Stock Car, fosse indicado para correr ao lado de Andreas Mattheis. Com três vitórias, Xandy Negrão e Andreas Mattheis são os maiores vencedores do grid atual na pista de Curitiba. O recorde absoluto é do paranaense Alceu Feldmann, que ganhou quatro vezes correndo em casa, mas não está mais no Itaipava GT Brasil. Com as mudanças na parte técnica, o fim de semana trará respostas importantes em Curitiba.
Claudio Dahruj e Rafael Daniel, os líderes do campeonato, têm pela frente a prova definitiva da força do Lamborghini Gallardo LP560, que pela primeira vez desde que chegou ao Brasil disputará uma corrida numa pista diferente - até agora, o carro fez quatro provas, todas na pista de Interlagos. A própria dupla, que pode ser considerada nova na categoria, tenta ampliar a vantagem e mostrar que tem condições de manter o bom ritmo por toda a temporada. A maior ameaça no momento vem da dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpf, com Ford GT, que ocupa a vice-liderança oito pontos distantes de Claudio Dahruj e Rafael Daniel.
Matheus Stumpf, aliás, venceu uma das quatro corridas realizadas na pista em 2009 (na época correndo com Ramon Mathias). As outras conquistas foram divididas entre as duplas Allam Khodair e Marcelo Hahn, que ganharam duas vezes, e Claudio Ricci e Rafael Derani, com uma vitória e uma porção de boas lembranças da pista paranaense: foi nela que eles conquistaram por antecipação o título de 2009. Neste ano, os campeões sofrem com a perda de desempenho do modelo Ferrari F430 GT3 em relação aos novos carros e aguardam a chegada de um novo kit de motor - ainda não disponível para Curitiba.
"Com certeza as corridas deste fim de semana serão mais equilibradas que as duas primeiras. Temos o recorde dessa pista e nosso carro costuma ter um bom desempenho em Curitiba. Por isso a expectativa, apesar de toda a competitividade, é muito boa", comenta Claudio Ricci. O equilíbrio de desempenho torna interessante também acompanhar o rendimento do Dodge Viper Competition Coupe - carro que tem dois modelos no grid, um pilotado por Pedro Queirolo e outro pela dupla Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital. Neste caso, há bom retrospecto de carro e piloto.
Foi exatamente este modelo que levou Matheus Stumpf à vitória no circuito em 2009 e a pista deu a Pedro Queirolo sua conquista mais recente, no fim do ano passado, ganhando a penúltima prova do campeonato do Itaipava Trofeo Maserati. Entre os pilotos da casa, o melhor colocado é Júlio Campos, que corre com um Porsche 997 GT3 Cup S e aguardava com ansiedade o equilíbrio de desempenho. "A diferença do nosso carro para o Ford e o Lamborghini é considerável, ficamos devendo quase um segundo. Em São Paulo ficamos bem distantes", disse o paranaense, que mesmo assim está em quinto na tabela de pontos.
A segunda rodada dupla da temporada do Itaipava GT Brasil marca a estreia das transmissões pela RedeTV!, emissora que passa a exibir ao vivo as provas do campeonato, começando pela corrida de domingo (25), a quarta da temporada, que tem largada marcada para 13h00, com narração de Luiz Alfredo. Nesta temporada, serão oito rodadas duplas, com um total de 16 corridas, sempre com cobertura da RedeTV!. As atividades de pista começam na sexta-feira (23) em Curitiba. O Itaipava GT Brasil tem patrocínio Itaipava, TNT Energy Drink, Krones, Dedini, Ziemann-Liess, Banco Pine, Cisper e Auto+.
PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL
Sexta-feira (23)
11h05 - 11h55: 1º Treino Livre
13h30 - 14h20: 2º Treino Livre
15h35 - 16h25: 3º Treino Livre
Sábado (24)
08h40 - 09h25: 4º Treino Livre
11h25 - 12h10: Treino Classificatório / 3ª Etapa
12h20 - 13h05: Treino Classificatório / 4ª Etapa
16h00: 3ª Etapa
Domingo (25)
09h45 - 10h00: Warm Up
13h00: 4ª Etapa
OS VENCEDORES DO ITAIPAVA GT BRASIL EM CURITIBA
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Matheus Stumpf/Ramon Matias
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR3
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 40 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 32
3 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
4 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 21
5 Beto Monteiro/Julio Campos, Porsche, 21
6 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 19
7 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 15
8 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
9 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 12
10 Leo Burti/Lico Kaesemodel, Ford, 11
11 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
12 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 9
13 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 9
14 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
15 Cleber Faria, Lamborghini, 6
16 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 5
17 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
18 Vanue Faria, Lamborghini, 3
19 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 0
CALENDARIO DO ITAIPAVA GT BRASIL
DATA / ETAPA / CIRCUITO, ESTADO
20 e 21 de março / 1ª e 2ª etapas / Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril / 3ª e 4ª etapas / Curitiba, Paraná
15 e 16 de maio / 5ª e 6ª etapas / Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho / 7ª e 8ª etapas / Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto / 9ª e 10ª etapas / Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro / 11ª e 12ª etapas / Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro / 13ª e 14ª etapas / Curitiba, Paraná
27 e 28 de novembro / 15ª e 16ª etapas / Interlagos, São Paulo
ESTATÍSTICAS DO ITAIPAVA GT BRASIL
VITÓRIAS - PILOTOS
Xandy Negrão, 14
Andreas Mattheis, 14
Alceu Feldmann, 7
Paulo Bonifácio, 5
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Ricardo Rosset, 4
Walter Salles, 4
Miguel Paludo, 4
Ricardo Maurício, 3
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Lico Kaesemodel, 2
Chico Longo, 1
Daniel Serra, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Norberto Gresse, 1
Thiago Marques, 1
Thiago Camilo, 1
Valdeno Brito, 1
POLES - PILOTOS
Xandy Negrão, 13
Andreas Mattheis, 13
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Alceu Feldmann, 4
Paulo Bonifácio, 4
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Matheus Stumpf, 3
Ramon Matias, 3
Claudio Dahruj, 2
Rafael Daniel, 2
Ricardo Maurício, 2
Miguel Paludo, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Lico Kaesemodel, 1
Norberto Gresse, 1
Carlos Crespo, 1
Roberto Moreno, 1
Valdeno Brito, 1
Nelson Merlo, 1
Bruno Garfinkel, 1
MELHORES VOLTAS - PILOTOS
Claudio Ricci, 11
Xandy Negrão, 9
Andreas Mattheis, 9
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Walter Derani, 6
Rafael Derani, 5
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Carlos Crespo, 2
Roberto Moreno, 2
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Alceu Feldmann, 1
Paulo Bonifácio, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Lico Kaesemodel, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Thiago Camilo, 1
Ronaldo Freitas, 1
Bruno Garfinkel, 1
Chico Serra, 1
VITÓRIAS - MARCAS
Ford, 12
Lamborghini, 10
Viper, 9
Ferrari, 8
Porsche, 5
POLES - MARCAS
Ford, 16
Ferrari, 11
Lamborghini, 9
Viper, 6
Porsche, 2
MELHORES VOLTAS - MARCAS
Ferrari, 18
Ford, 15
Lamborghini, 8
Viper, 2
Porsche, 1
Fonte: Divulgação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples
201 metros
(22)
402 metros
(41)
agenda de eventos
(49)
antigomobilistas
(8)
aro 15
(5)
aro 16
(7)
aro 17
(34)
aro 18
(18)
aro 19
(7)
aro 20
(98)
aro 21
(1)
aro 22
(26)
aro 24
(14)
aro 26
(4)
aro 28
(4)
aro 30
(1)
arrancada
(424)
campeonato 101% e MTM
(26)
cinema
(43)
comercial
(47)
drift
(117)
dub
(226)
encontro
(121)
ensaio
(10)
entrevistas
(12)
evento
(93)
exposição
(66)
fotos
(118)
Garage D2M
(101)
Girls
(27)
Hot Manobras
(64)
ken block
(26)
lente do leitor
(31)
making of
(23)
mega quinta
(67)
mega space
(146)
Mineiro de Arrancada
(11)
notícias automotivas
(273)
oktane
(67)
onboard
(15)
parceiros
(1)
performance
(164)
Promoção
(2)
rebaixado
(77)
salão do automóvel
(45)
salao do carro
(12)
Salão do Carro
(12)
sema show
(19)
Slow Motion
(6)
suspensão a ar
(28)
suspensão FIXA
(88)
trackday
(33)
tuning
(28)
turismo
(21)
velozes e furiosos 5
(63)
velozes e furiosos 6
(22)
velozes e furiosos 7
(24)
video
(1726)
x-treme
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.