Publicidade

27 de mai. de 2010

Detran dá a veículos de placa final 1 prazo maior para vistoria


RIO - O Detran anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para auxiliar os motoristas que não estão conseguindo agendar a vistoria de seus carros. Os proprietários de veículos com placa final 1 ganharão mais um mês de prazo, já que ele terminaria na próxima segunda-feira. Já os de final zero, além de prioridade de agendamento e de mais horários disponíveis, poderão trafegar sem ser multados ou rebocados. Para tanto, é necessário fazer o agendamento antes do fim de maio, mesmo que a vistoria só esteja marcada para o mês de junho.
Todos os órgãos de fiscalização de trânsito no estado foram oficiados ontem pelo Detran. De acordo com o órgão, a medida foi necessária porque, mesmo com o aumento do prazo de vistoria para os carros de placa final zero, em alguns postos não havia datas disponíveis.
Fiscais poderão checar se motorista está agendado
Nas blitzes, os agentes de trânsito vão fazer contato via rádio com operadores do sistema do Detran para saber se o agendamento dos veículos foi feito realmente dentro do prazo.
Todos os motoristas poderão imprimir a guia de agendamento da vistoria. Mesmo os que marcaram por telefone podem acessar, na página do Detran, o tópico "consulta agendamento" e imprimir os dados. Mesmo assim, em caso de blitz, a orientação do Detran é para que o agente de trânsito consulte a base de dados do órgão, a fim de fazer a conferência oficial do agendamento.
- Estamos do lado do cliente. Os postos vão ter mais duas horas diárias de funcionamento: uma antes do expediente e outra depois. Vamos trabalhar no sábado e no domingo. A prioridade será para os carros de placa zero. Mesmo assim, quem tiver marcado, em maio, a vistoria para junho não será prejudicado - disse o presidente do Detran, Fernando Avelino.
As dificuldades que muitos motoristas estão encontrado para fazer a vistoria, de acordo com o Detran, deve-se ao grande aumento de demanda. Em 2008, houve 1,2 milhão de licenciamentos realizados. Ano passado, 1,5 milhão, e a previsão para 2010 é de 2,1 milhões. Avelino atribui o grande crescimento ao maior rigor na fiscalização e à explosão do número de veículos nas ruas, impulsionado, entre outros fatores, pela redução de impostos, como o IPI.
Dez postos de vistoria novos serão abertos até setembro
Para aumentar a capacidade de atendimento, dez postos de vistoria serão inaugurados até setembro. O primeiro será em Casimiro de Abreu. Além da capital - na Barra da Tijuca - Nilópolis, Mesquita, Itaguaí, Queimados, Saquarema, Araruama, Mangaratiba e Três Rios também terão novos postos. O Detran lembra que as vistorias podem ser feitas em qualquer unidade do estado.
O órgão promete mudanças também no seu sistema de informação pela internet. O motorista será informado sobre a pontuação decorrente de infrações dos últimos 12 meses. Quem tiver 21 pontos ou mais poderá ter a habilitação suspensa. Hoje, todo o histórico é levado em conta, induzindo os motoristas a erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples