Publicidade

20 de nov. de 2011

[RACING FESTIVAL] Rio de Janeiro perde mais uma

O Racing Festival anunciou o calendário 2012 das competições Fórmula Futuro e Copa Fiat (novo nome do Trofeo Linea. Dois pontos a destacar. O primeiro, que é positivo, é a inclusão de um circuito de rua; o Espírito Santo vai receber pela primeira vez as categorias. O segundo, que é negativo, pelo menos para os cariocas, é a exclusão – pelo segundo ano consecutivo – do Rio de Janeiro do calendário da competição.

O Racing Festival, que promoveu sua corrida inaugural no autódromo de Jacarepaguá em 2010, não deu as caras por aqui nesse ano. E, conforme o seu calendário, não irá aparecer também no ano que vem.

Assim como em 2011, o Racing Festival manterá seis fins de semana em 2012. O campeonato começa no dia 15 de abril em Curitiba. O encerramento acontece mais uma vez no Velopark, no dia 4 de novembro.

É lamentável o descaso que o Rio de Janeiro sofre com o esporte a motor nos últimos anos. A cidade perde mais uma competição nacional. Enquanto o imbróglio de Deodoro e Jacarepaguá não for resolvido, é isso que teremos. Em 2011, tivemos Stock Car, GT Brasil, Marcas e Fórmula Truck no Rio de Janeiro. E em 2012? Será que vamos perder mais uma competição?

É a morte lenta e dolorida da praça automobilística e (por que não?) do esporte para os cariocas. O descaso com a cidade e o autódromo atinge não só pilotos, mas todo grupo de pessoas que depende de eventos automobilísticos para sobreviver; mecânicos, fiscais de pista, motoristas, cozinheiros, auxiliares de limpeza (para não citar outras profissões e funções) contam com a realização de corridas de carros no Rio de Janeiro para aumentarem suas rendas.

Isso sem contar que o público carioca, apaixonado por velocidade – basta ver as arquibancadas de Jacarepaguá em dias de corridas –, corre o risco de passar a assistir a competições de carros de corrida pela televisão.

É preciso que algo seja feito imediatamente. A nós, jornalistas, cabe cobrar uma atitude mais firme dos envolvidos para que o Rio de Janeiro não vire “página de livro de história”. Aos envolvidos diretamente no assunto, e que têm poder para dar nova vida ao esporte no Rio de Janeiro, cobro uma atitude mais eficaz. E serão deles que a sociedade irá exigir explicação, caso a cidade fique sem autódromo.


Confira as datas e locais da temporada 2012 do Racing Festival.
15 de abril - Curitiba (PR)
03 de junho - Londrina (PR)
08 de julho - Brasília (DF)
19 de agosto - Interlagos (SP)
09 de setembro - Vitória (ES)
04 de novembro - Velopark (RS)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.

Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples