Em uma das corridas mais extenuantes de todo o campeonato, por causa do calor, o paulista dominou a corrida e assumiu a liderança do campeonato
A 7ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati, disputada na tarde deste domingo (27) no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), teve um grande complicador para pilotos e equipes. O intenso calor exigiu muito dos competidores e de suas máquinas. A temperatura ambiente atingiu 35 graus centígrados, mas dentro dos cockpits o calor era bem mais extenuante. Nestas condições, o paulista André Posses atingiu uma das vitórias mais difíceis da carreira, que correspondeu ao terceiro triunfo na temporada 2009. De quebra, Posses também assumiu a liderança do torneio.
Depois de abrir uma distância segura dos demais concorrentes e tentar somente administrar a corrida da metade em diante, Posses enfrentou problemas com o desgaste de pneus, causado em grande parte pelo calor, mas também pelo piso abrasivo de Jacarepaguá. O vencedor terminou a corrida com seu Maserati Trofeo escorregando em excesso em todas as curvas do circuito. O segundo lugar foi conquistado por Pedro Queirolo, que agora é a principal ameaça à liderança de Posses, ocupando o segundo lugar na tabela. Com duas corridas para o fim do torneio, Posses soma 82 pontos, apenas sete a mais que o vice-líder. A dupla Claudio Dahruj/Renan Guerra chegou em terceiro neste domingo, seguida por Edu Guedes/Marcelo Skaf e Marçal Melo/William Freire.
Cleber Faria, que até a prova de hoje ocupava o primeiro lugar na pontuação, não teve um bom dia. Quando ocupava a quinta posição, teve um pneu furado no final da reta causado pelo desgaste excessivo dos pneus e foi obrigado a parar no boxes, caindo para a 12ª posição. "O pneu estourou sem que eu fizesse nada de errado. Não peguei zebra, não saí da pista, nada, ele simplesmente furou. Foi puro azar, corrida é assim mesmo eu fiz a minha parte”, lamentou o piloto, que perdeu pontos importantes para a disputa do título – soma agora 70 pontos na terceira posição.
O vencedor comemorou o resultado perfeito, apesar das dificuldades de conduzir o carro nas últimas voltas quando quase rodou algumas vezes. ”Tentei fazer a corrida economizando o máximo de pneu possível, por que com pista abrasiva e esse enorme calor os pneus acabam muito rápido, uma coisa natural nas corridas. Comecei a prova forçando um pouco e tentando abrir uma vantagem segura para os demais participantes, o que consegui com alguma tranqüilidade. Depois fui administrando a distância, mas cheguei ao final com o carro com pouquíssima aderência devido ao desgaste. O importante é que consegui chegar”, comemorava André.
Apesar de ter caído para a terceira posição nas voltas iniciais depois de largar em segundo, Pedro Queirolo fez outra boa prova e nos estágios finais vinha descontando a distância para o líder. Segundo ele, se a prova fosse um pouco mais longa talvez pudesse disputar a liderança com Posses nas últimas voltas. "Sai dos boxes com uma calibragem de pneus bem baixa, por que sabia que com o calor e o atrito a pressão dos pneus iria subir bastante durante a corrida. Os pneus que usei para a corrida já tinham sido usados nas tomadas de tempo, eles já tinham oito voltas e talvez esses fatores podem ter comprometido um pouco o meu início de prova, analisou Queirolo, que durante toda a temporada sempre esteve no grupo que disputa a liderança da classificação.
Durante a corrida, principalmente depois da parada nos boxes, Queirolo manteve ritmo para chegar ao segundo posto e começar a se aproximar do líder, que já não tinha pneus para enfrentar uma disputa direta. "No começo da prova o Renan (Guerra) vinha muito rápido e preferi pensar no campeonato e deixar ele passar, fui só acompanhando. Naquele momento pensei que seria melhor um terceiro lugar do que arriscar a bater o carro. Então poupei muito o equipamento durante a prova e acho que para conseguir o primeiro lugar faltou um pouco mais de tempo, já que eu tinha um desempenho melhor nas últimas voltas. Mas o André fez uma excelente corrida e a vitória foi merecida. Agora vamos para Curitiba. Subi uma posição no campeonato e vou tentar tirar a diferença de sete pontos na capital paranaense”, comentou o piloto.
Na terceira posição, mostrando uma grande regularidade no campeonato, a dupla Renan Guerra/Cláudio Dahruj contou com um pouco de sorte, o que faz parte do jogo. Nas últimas voltas Dahruj rodou, mas voltou e conseguiu não perder a terceira colocação. "O calor minou minha resistência. Rodei de tão exausto que estava e por sorte não perdemos posições. O Renan me entregou o carro em terceiro e eu terminei em terceiro, está ótimo”, conclui Dahruj.
Renan Guerra conta que a equipe conseguiu acertar o carro somente no warm-up "Ele estava com problemas de equilíbrio e difícil de guiar. O acerto aqui é bem diferente de Curitiba e Interlagos, mas conseguimos encontrar um bom equilíbrio para a corrida”, comentou o piloto que largou na quarta posição para esta sétima etapa. "O carro melhorou muito em relação aos treinos, ficou bem competitivo. Só que nas primeiras seis voltas o carro começou a ter uma espécie de pane. O motor cortava e perdia o rendimento e então fui levando assim. Em alguns momentos ele estava bom, mas em outros a gente tinha problemas. Mas deu para completar a corrida em uma boa posição”, explicou o piloto mais jovem da categoria.
Confira o resultado da sétima etapa:
1º) André Posses (SP), 35 voltas em 51min10s913 (média de 125,83 km/h)
2º) Pedro Queirolo (SP), a 2s327
3º) C.Dahruj/R.Guerra (SP), a 33s858
4º) E.Guedes/M.Skaf (SP), a 36s528
5º) M.Melo/W.Freire (SP), a 1min03s093
6º) S.Neto/C.Burza (SP), a 1min12s175
7º) Marcello Sant'Anna (SP), a 1min21s284
8º) V.Faria/F.Greco ( SP), a 1 volta
9º) Ricardo Ribeiro (SP), a 1 volta
10º) H.Assunção/H.Martinez (SP), a 1 volta
11º) Bruno Garfinkel (SP), a 1 volta
12º) Cleber Faria (SP), a 1 volta
13º) Alexandre Morsa (SP), a 4 voltas
Melhor Volta: , 1:21.329 (135,75 km/h)
fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br
Classificação do campeonato após a sete corridas disputadas:
1-) André Posses, 82 pontos
2-) Pedro Queirolo, 75
3-) Cleber Faria – 67 pontos, 70
4-) Cláudio Dahruj/Renan Guerra, 65
5-) Edu Guedes/Marcelo Skaf, 59
6-) Bruno Garfinkel, 51
7-) Marçal de Melo/William Freire, 47
8-) Carlos Burza/Samuel Neto, 43
9-) Marcelo Sant’Anna, 42
10-) Vanuê Faria, 33
11-) Henrique Assunção/Hypolito Martinez, 30
12-) Ricardo Ribeiro, 20
Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Auto+ Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocínio da Itaipava, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess e T.N.T. Energy Drink.
Confira o site da categoria: www.itaipavatrofeomaserati.com.br
Fonte: Divulgação
21 de out. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tags - Encontre aqui os principais assuntos em nossas publicações de forma simples
201 metros
(22)
402 metros
(41)
agenda de eventos
(49)
antigomobilistas
(8)
aro 15
(5)
aro 16
(7)
aro 17
(34)
aro 18
(18)
aro 19
(7)
aro 20
(98)
aro 21
(1)
aro 22
(26)
aro 24
(14)
aro 26
(4)
aro 28
(4)
aro 30
(1)
arrancada
(424)
campeonato 101% e MTM
(26)
cinema
(43)
comercial
(47)
drift
(117)
dub
(226)
encontro
(121)
ensaio
(10)
entrevistas
(12)
evento
(93)
exposição
(66)
fotos
(118)
Garage D2M
(101)
Girls
(27)
Hot Manobras
(64)
ken block
(26)
lente do leitor
(31)
making of
(23)
mega quinta
(67)
mega space
(146)
Mineiro de Arrancada
(11)
notícias automotivas
(273)
oktane
(67)
onboard
(15)
parceiros
(1)
performance
(164)
Promoção
(2)
rebaixado
(77)
salão do automóvel
(45)
salao do carro
(12)
Salão do Carro
(12)
sema show
(19)
Slow Motion
(6)
suspensão a ar
(28)
suspensão FIXA
(88)
trackday
(33)
tuning
(28)
turismo
(21)
velozes e furiosos 5
(63)
velozes e furiosos 6
(22)
velozes e furiosos 7
(24)
video
(1726)
x-treme
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.